Estreia, no próximo domingo (3), o projeto Severina Troca de Saberes. A atividade foi selecionada através do edital Proac Lab de 2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
De acordo com os responsáveis, Severina Troca de Saberes é um projeto desenvolvido pela Severina Cia de Teatro. Durante seis meses, a companhia irá promover uma série de encontros entre artistas, produtores, gestores culturais e público.
A ação contará ainda com convidados de São Paulo, Fortaleza e Brasília com foco em ofertar para comunidade artística da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), novos conhecimentos sobre corpo, expressividade, além de construção dos arquétipos do feminino e gestão de grupos.
O objetivo é disseminar na região “sementes de conhecimentos diversos”, garantindo possibilidades de caminhos e fortalecendo redes dentro do universo cultural.
Para uma das idealizadoras, Laila Gama, é essencial a fortificação redes de artistas do município. “A gente acredita muito nesse fortalecimento da nossa rede de artistas, tanto aqui da nossa cidade quanto do Vale. Então, o projeto foi pensado como uma forma de formação de público, através de oficina pra comunidade”, concluiu.
A estreia acontece no dia 3 de abril, a partir das 14h, na Casa Patchô, localizada na rua Ignácio Henrique Romeiro, nº 16, Chácara Galera, Pindamonhangaba.
Confira a programa:
Oficina “Diálogos de Produção – Gestão de Grupos e Espaços Coletivos”, com Cynthia Margareth, do Aflorar Cultura de São Paulo – A partir das 14h.
Roda de Conversa com a presença de pessoas que gerem e coordenam espaços culturais e coletivos artísticos na região – A partir das 16h30.
Cerimônia de Abertura oficial do projeto com a presença do secretário de Cultura, Alcemir Palma – A partir das 18h30.
Evento festivo com discotecagem, roda de música e exibição de vídeo – A partir das 19h.