
É difícil se pensar no desenvolvimento e popularização de um esporte novo no Brasil, somos um país de tradições que está sempre aperfeiçoando os esportes em que já temos uma história mais forte e emocional. O futebol é o maior exemplo desta devoção, já que através dos anos pudemos desenvolver uma cultura tão forte em volta deste esporte que é difícil não encontrar crianças jogando nas ruas, e nossa seleção é a maior vencedora do mundo com 6 títulos.
Porém, existe um esporte que tem chamado a atenção por ter conseguido acumular uma popularidade relativamente alta em muito pouco tempo, ainda mais em tempos de restrições governamentais quanto ao contato humano e deslocamento. É o Beach Tennis, um esporte que é um derivado do tênis tradicional que já conhecemos e até apostamos, já que vários apostadores têm palpites tenis.
Mas será que este será o mais novo queridinho dos brasileiros apaixonados por esporte? Ou é só mais uma moda passageira se sustentando pela prática de alguns famosos como Leonardo DiCaprio, Bill Gates e George Clooney. Vamos tentar entender melhor este movimento neste artigo.
O que é o Beach Tennis?
O Beach Tennis é um esporte relativamente novo, foi criado em 1987 em uma pequena província na Itália. Porém, a sua origem italiana foi sendo alterada com o passar dos anos, tornando este esporte uma espécie de hibrido entre o tênis tradicional, badminton, vôlei de praia e frescobol.
É um esporte que é considerado inclusivo por não exigir muito fisicamente de seus jogadores fazendo com que jogadores de qualquer idade possam jogar sem maiores problemas. Os jogadores utilizam raquetes e bolas especificas do esporte, seu principal objetivo é jogar a bola por cima da rede para o time adversário em uma quadra que, geralmente, é de areia plana.
Ao contrário do tênis tradicional, a bola não pode quicar nenhuma vez no campo, os jogadores devem mantê-la no alto o tempo todo. Geralmente, é jogada com um regime de “melhor de três” a equipe que vencer dois de três sets vence a partida.
Motivos de sua popularidade.
O esporte chegou ao Brasil apenas em 2010, de acordo com vários relatos dos primeiros atletas profissionais. Com o passar dos anos, uma popularidade foi ganha de forma consistente, porém nada de muito impressionante, mesmo que alguns atletas brasileiros tenham alcançado o status de melhores atletas de Beach Tennis do mundo durante a última década, como a atleta Joana Cortez.
Porém, com a pandemia e restrições sendo aplicadas, por algum motivo misterioso, o Beach Tennis começou a ganhar uma grande repercussão nas redes sociais, e foi adotado por vários brasileiros que já eram adeptos dos esportes praticados na praia.
A popularidade aumentou ainda mais com a divulgação de grandes personalidades e famosos que também são adeptos do esporte. Grandes nomes como Leonardo DiCaprio, George Clooney e Bill Gates foram fundamentais para que o esporte fosse ainda mais longe com sua popularidade, principalmente na internet.
Atualmente já existem escolas de Beach Tennis espalhadas em todo o país para quem quiser aprender como praticar este jogo e suas regras, regras essas que são consideradas muito mais fáceis de aprender do que o tênis tradicional, por exemplo.
Concluindo
Pelo que estamos vendo, com a grande aceitação no Brasil de influencers de redes sociais e vários novos jogadores adeptos deste esporte novo, o Beach Tenis ainda continuará crescendo no Brasil por algum tempo. Basta saber se este se posicionará como um dos esportes queridinhos dos brasileiros, vamos ter que esperar para ver.