Chuvas em Ubatuba: veja as condições atualizadas neste sábado, dia 2 de abril

Defesa Civil segue trabalhando; regiões Norte e central são as mais atingidas

Após mais de 24 horas ininterruptas de chuvas em Ubatuba desde a tarde de quinta-feira, 31, a situação começa a se estabilizar na manhã deste sábado, 2. Muitas ocorrências foram registradas na cidade, como alagamentos, deslizamento de massa, queda de árvores e interdição de trechos de vias, principalmente a Rodovia Rio Santos. A BR 101 segue totalmente interditada no km1+200 e com tráfego fluindo parcialmente nos demais pontos onde foram registradas ocorrências; no km 34 houve ruptura de uma faixa e o tráfego segue parcial com sistema pare e siga.

A estrada da Almada está sinalizada, pois um trecho da pista também foi danificado; uma equipe da Defesa Civil segue em vistoria pelo local.

De acordo com o diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, a chuva ainda continua principalmente na região Norte mas a tendência é que vá perdendo força. A Defesa Civil trabalha nos desdobramentos das demandas de sexta-feira,1, e não houve nenhuma ocorrência nova, somente os deslizamentos de terra devido ao solo encharcado.

Desalojados:
O registro é de 13 famílias na EM Padre Anchieta, sendo 19 adultos e 19 crianças.

As equipes da Defesa Civil irão vistoriar as ruas do Parque Guarani, verificando as condições do local para liberar as famílias a retornarem para suas casas. Entretanto, a orientação é que elas permaneçam no local ainda durante este sábado, aguardando as precipitações pararem.

Estradas:
km 1+200: Deslizamento de barreira – Interdição total
km 2+500: Deslizamento de barreira – Tráfego flui parcialmente
km 3+100: Deslizamento de barreira – Tráfego flui parcialmente
km 6+500: Deslizamento de barreira – Tráfego flui parcialmente
km 7+100: Deslizamento de barreira – Tráfego flui parcialmente
km 34: Ruptura de uma faixa – Tráfego flui parcialmente (PARE E SIGA)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Acumulado de chuvas em 72 horas:
Ubatuba (Poruba): 417mm
Ubatuba (Itamambuca): 411mm
Ubatuba (Centro 2): 310mm
Ubatuba (Centro): 279mm
Ubatuba (Estufa Ii): 279mm
Ubatuba (Perequê-mirim): 251mm
Ubatuba (Praia Do Lazaro): 240mm
Ubatuba (Tenório): 240mm
Ubatuba (Marafunda): 223mm
Ubatuba (Rio Grande): 208mm
Ubatuba (Praia Dura): 206mm
Ubatuba (Figueira): 192mm
Ubatuba (Almada): 189mm
São Sebastião (Barra Do Una): 185mm
Ubatuba (Parque Dos Ministérios): 182mm
Ubatuba (Lagoinha): 178mm
Ubatuba (Maranduba): 144mm
Ubatuba (Araribá): 120mm

Atualização dos sistemas de água e esgoto:
Sistemas de produção de água foram afetados devido às condições das captações chegando a parar a produção porém, reservatórios mantiveram o abastecimento e já se encontram em recuperação.

Sistema de esgotamento sanitário afogado devido excesso de águas pluviais nas redes. Sistemas de bombeamento e tratamento operando normalmente e em monitoramento.

Cidade com diversos pontos de alagamento, algumas ocorrências de falta de energia que foram sendo atendidas ao longo de sábado,1.

Falta de água na Barra Seca, comunidade atendida por uma rede que atravessa o Rio Indaiá que com a chuva forte alterou a sua “barra” e danificou a tubulação. Devido às condições inadequadas (chuva e maré alta) ainda não foi possível providenciar o reparo da tubulação. Está sendo disponibilizado abastecimento com carro tanque.

Botão Voltar ao topo