Diante do volume recorde de chuvas que atingiram a região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, autorizou a atuação do Exército Brasileiro para auxiliar nos trabalhos emergenciais de desobstrução de vias e de apoio à população.
Na segunda-feira (4), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve na região para vistoriar as condições da BR-101, ligação entre o litoral norte de São Paulo e a costa do Rio de Janeiro, e definir prioridade nos serviços de desinterdição de pontos críticos.
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o efetivo levou maquinário a ser utilizado no reforço dos serviços que já vêm sendo executados desde a madrugada de sexta (1º), pelo Governo Federal, sob a coordenação do Ministério da Infraestrutura (MInfra), para liberar trechos da rodovia que estão parcial ou totalmente interditados após deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são o km 578 da BR-101, em Paraty, e km 460, em Angra, em virtude de quedas de barreiras e árvores.
O Governo Federal por meio do MInfra, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária CCR RioSP, além das prefeituras locais, continuam atuando de forma coordenada para minimizar os impactos das chuvas.