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Volkswagen lança a Digital Garage com NFTs de cards colecionáveis

Ambiente foi desenvolvido para armazenar, trocar e comercializar itens digitais

Volkswagen é a primeira marca de veículos a colocar no mercado uma coleção de cards digitais, unindo a paixão por modelos do passado, do presente e do futuro. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de criar uma plataforma para fãs da marca colecionarem itens criados pela própria fabricante, a Volkswagen anuncia a Digital Garage (www.digitalgaragevw.com), um ambiente desenvolvido para armazenar, trocar e comercializar cards digitais colecionáveis. Acelerando forte na digitalização e antenada com as tendências, a Volkswagen é a primeira marca de veículos a colocar no mercado uma coleção de cards digitais, unindo a paixão por modelos do passado, do presente e do futuro. E os cards estreiam em duas coleções: GT Collection e Pen&Paper.

“É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. Somando as duas coleções, estamos lançando mais de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, COO da VW Brasil e vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se da combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único e, por isso, não-fungível.

O registro em blockchain é um histórico sobre aquele arquivo digital, ou seja, uma base de dados com a tecnologia de registro compartilhado e imutável. Nele constam informações como quem criou, registrou, comprou e já teve (ou tem) um determinado NFT ao longo do tempo. Essas características permitem a criação de itens digitais únicos: mesmo que uma imagem possa ser reproduzida indefinidamente, quem possui o NFT é seu proprietário de fato.

GT Collection

A Volkswagen escolheu a sua linha esportiva que marcou gerações como parte do lançamento da Digital Garage. Ícones da marca, os modelos GT, GTS e GTI compõem as 23 opções de cards disponíveis na “GT Collection”, entre versões específicas de modelos como Gol, Polo e Virtus.

As pessoas poderão comprar os pacotes de colecionáveis digitais para montar suas garagens com artes exclusivas do VW Design Studio retratando modelos icônicos da Volkswagen. Inicialmente, serão três níveis de raridade: hero, premium e legend. Como referência, os modelos “hero” serão responsáveis por cerca de 80% das imagens, os “premium” representam aproximadamente 15% e os “legend” estão em menos de 5% dos pacotes. Os cards serão colocados à disposição em pacotes com três opções aleatórias. Cada pacote (com três cards) terá o preço sugerido de R$ 50.

Haverá, ainda, uma opção de pacote especial, com cinco cards. Com o preço sugerido de R$ 75, esse pack especial aumenta as chances dos cards mais raros, de maneira que há 70% de chances de modelos “hero”, 20% de probabilidade de tirar um item “premium” e cerca de 10% de chances de cards “legend”.

“Os cards da GT Collection foram desenvolvidos a partir de técnicas digitais de representação, com esboços, ilustrações e renderings digitais. Essas técnicas é também fazem parte do processo de desenvolvimento real, principalmente quando se busca ressaltar as emoções que queremos que o carro evoque”, explica José Carlos Pavone, head de Design da Volkswagen América Latina.

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Posteriormente, em futuras coleções, experiências e itens físicos poderão ser associados às NFTs da marca. (Imagem: reprodução)

Pen&Paper

A outra coleção que marca o início da Digital Garage é a Pen&Paper (caneta e papel, em português), que reúne modelos consagrados ao longo da história da Volkswagen. Trata-se de uma coleção que traz um aspecto mais puro e simples do desenho feito à mão, mostrando ao público uma técnica que faz parte do processo de design.

Os sketches foram feitos em estilo livre pelo time de designers da Volkswagen do Brasil, fazendo uso de poucos elementos para captar a linguagem essencial do design de cada modelo.

“É uma linguagem que une o artístico ao técnico, captando a essência do design. A proposta dessa coleção é resgatar a linguagem simples do desenho, que é parte importante do processo de design, e associá-la ao universo tecnológico dos NFTs” explica José Carlos Pavone.

A Pen&Paper conta com 45 itens na coleção, trazendo modelos como SP2, Santana, Kombi, Brasília, up! e grande elenco. O preço sugerido dos pacotes, a lógica de distribuição e níveis de raridade são os mesmos da GT Collection.

A estratégia Volkswagen com a NFT

A Digital Garage entra no ar com sua evolução já programada. Neste primeiro momento, serão oferecidos cards 100% digitais na plataforma. Posteriormente, em futuras coleções, experiências e itens físicos poderão ser associados às NFTs da marca.

Outra etapa importante será o início dos leilões, onde o time de design irá desenvolver um item exclusivamente para a ocasião. E só haverá aquele no mundo. A cada leilão, uma peça especial e diferente será criada.

A terceira fase é o início do Market Place na plataforma. Com isso será possível revender os cards (atuais ou de coleções encerradas), doar ou presentear outras pessoas dentro da plataforma.

Como funciona

A usabilidade da Digital Garage foi pensada para ser a mais amigável e intuitiva possível. Para ter seu espaço na garagem basta fazer um cadastro, escolher o item a ser adquirido e pagar da forma que for mais conveniente.

“Quando optamos por criar inicialmente uma plataforma exclusiva da Volkswagen e não utilizar as que já estão disponíveis no mercado, pensamos na democratização da tecnologia. Isso porque a grande maioria desses Market Places trabalham exclusivamente com criptomoedas. Na Digital Garage, será possível pagar de várias maneiras, como cartão de crédito, Pix, além, é claro, de criptomoedas. Conforme percebermos o amadurecimento da plataforma podemos pensar em alocar uma página oficial da Volkswagen associada à Digital Garage em outros canais disponíveis ”, afirma Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.

Com o pack adquirido, o usuário passa a ter aqueles cards associados à sua garagem. Algo semelhante ao criar uma playlist nas plataformas de stream, por exemplo. Assim, aquele espaço pode ser visitado por outros usuários, iniciando a interação entre os fãs da marca.

Em tempo: a Volkswagen optou por utilizar uma solução de NFT com baixa emissão de carbono, que é neutralizado por meio da compra de créditos de carbono.

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