O Senac inaugura na terça-feira (19), em parceria com o shopping Pátio Pinda, uma loja conceito, desenvolvida pelas alunas do curso Técnico em Produção de Moda, que vão realizar consultoria de estilo e análise de coloração pessoal gratuitamente para clientes e lojistas como parte de uma das atividades do curso. Os serviços estarão disponíveis nos dias 19 e 20, das 19h às 21h.
Com o objetivo de desenvolver a prática, as alunas tiveram a oportunidade de criar a loja física, desde o visual merchandising como um todo, não somente a vitrine, mas a disposição de todos os espaços, incluindo a identidade olfativa. Além disso, a ideia da loja conceito destaca a identidade visual do Senac, com o uso da cor laranja no lado externo e o rosa no interior, trazendo referência ao curso de moda.
O relacionamento com os lojistas parceiros também trouxe para as alunas a experiência única de lidar com o dia a dia do mercado, até mesmo com os contratempos, ressaltando a importância de oferecer um serviço adequado e competitivo ao mercado. O ambiente ainda vai contar com um espaço de coworking, com notebooks que poderão ser compartilhados por outros cursos da unidade.
Para o docente responsável pelo curso, Felipe Costa Souza, além da importância do contato das alunas com todo o processo, a pesquisa nas lojas do shopping foram fundamentais para a concretização da loja conceito. “A loja é um mix entre tendência e identidade de marca. Foi muito importante trazer esse espírito criativo que é tão latente em nossa unidade. Fazer um estudo das lojas vizinhas e de todas as lojas do shopping de modo geral. Analisamos iluminação, playlist, displays, vitrines, styling e manequim”, afirma.
A curadoria das peças segue as tendências do outono inverno 2022, com foco para a macrotendência de comportamento do consumidor, denominada dopamine dressing (roupas capazes de nos dar um “shot” de dopamina por meio das cores, brilhos e estampas). “Estamos encarando já um mercado ‘pós-pandêmico’ e as pessoas estão procurando se vestir de maneira a celebrar esse retorno. As cores interferem diretamente no nosso humor, e tudo que precisamos agora é uma boa dose de bom humor”, enaltece Felipe.
“Depois de visitarmos todos os atuais parceiros, identificamos uma tendência comum entre eles, que é a tendência college. Todos os nossos manequins, o nosso styling, vai traduzir essa energia jovem dos colegiais universitários, imprimindo sempre uma identidade de moda Geração Z e uma cartela de cores que se destaca do fundo da loja”, explica Felipe.
De 25 a 29 de abril, o espaço servirá de sala de aula avançada, na qual o público poderá participar das aulas e oficinas das mais diversas áreas do conhecimento que compõem o Senac Pindamonhangaba.
Formação profissional
Por meio da capacitação profissional, é possível experimentar os desafios reais da profissão dentro e fora da sala de aula, criando projetos práticos e soluções criativas em equipe. Pensando nisso, o Senac Pindamonhangaba oferta vagas gratuitas para o curso Técnico em Produção de Moda, onde os interessados poderão aprender a produzir eventos de moda, como feiras e desfiles, fazer editoriais para mídia digital e impressa e utilizar técnicas de visual merchandising em pontos de venda. Tudo focado em conectar o aluno às principais inovações do mercado. Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba.