As vitaminas e minerais são nutrientes importantes para o nosso organismo e seu bom funcionamento, pois ajudam a evitar muitas doenças ao manter nossa imunidade alta.
Devemos ingerir, todos os dias, quantidades adequadas de vitaminas e minerais. E a melhor forma é através da alimentação, uma vez que elas não são produzidas pelo nosso organismo.
O problema é que na correria do dia a dia nem sempre conseguimos ingerir os alimentos adequados e as quantidades recomendadas. Além disso, a indústria de alimentos oferece muita praticidade como os alimentos embutidos, congelados e demais produtos que são fáceis de consumir mas que são muito pobres em nutrientes.
Para te ajudar a manter sua imunidade e saúde em dia, separamos três combinações de vitaminas e minerais para incluir na sua dieta sempre que possível.
3 combinações de vitaminas e minerais para se manter saudável
Combinar os alimentos pode potencializar o efeito de cada um deles no organismo, pois quando aparecem juntas, certas substâncias melhoram a absorção de determinados nutrientes.
Confira três combinações para potencializar sua saúde e bem estar.
Cálcio e Vitamina D
A primeira dica é combinar Cálcio e vitamina D para obter benefícios para o tecido ósseo e muscular, já que ela faz com que a absorção do mineral pelo intestino delgado aumenta entre 30% e 40%, além de também ajudar na sua eliminação pelos rins para que não haja o risco de cálculos renais.
Unir alimentos que contêm as duas substâncias durante a alimentação, na bebida ou na sobremesa. Alimentos como leite e derivados, gergelim, espinafre e aveia, enquanto óleos de peixe são fontes de cálcio, fígado e gemas de ovo contam com a ação da vitamina D.
Ferro e Vitamina C
Uma maneira de usufruir de todos os benefícios do ferro é combinar sua absorção com a vitamina C – ou ácido ascórbico, como também é conhecida. Isso porque, além de fortalecer o sistema imunológico, essa vitamina também é responsável por aumentar o aproveitamento do mineral pelo organismo.
Para fazer isso, a dica é unir os dois na mesma alimentação. Quando estiver comendo algo que seja rico em ferro – como bife de fígado, feijão e vegetais verde-escuros, por exemplo -, beba um suco de laranja durante a refeição ou faça uma salada de frutas com opções ricas nesse nutriente para a hora da sobremesa. O resultado é uma melhora na saúde sanguínea e dos tecidos.
Magnésio, Vitamina D e Cálcio
Outra combinação de minerais e vitaminas que dá muito certo é a que une magnésio, vitamina D e cálcio! Como a vitamina D ajuda na absorção de cálcio e o magnésio fixa o cálcio nos ossos, os dois juntos potencializam ainda mais a ação do mineral.
Na hora de montar a refeição, use a mesma estratégia de ter um ingrediente com cada substância no seu prato – como espinafre (magnésio), fígado (vitamina D) e brócolis (cálcio) – ou de beber ou investir em uma sobremesa que também promova uma combinação dos nutrientes.
São dicas simples, mas poderosas e que podem trazer benefícios no curto prazo.
Suplementos de vitaminas e minerais como aliados
Nem sempre conseguimos ingerir frutas, legumes, verduras e proteínas na quantidade que precisamos. A correria do dia a dia nos faz recorrer a alimentos práticos, rápidos mas que são menos nutritivos.
É neste cenário que os suplementos de vitaminas e minerais surgem como aliados para manter uma vida saudável.
As vantagens são muitas, pois ajudam no fortalecimento da imunidade do organismo, dão suporte energético para as tarefas do dia a dia e exercícios físicos, ajudam a combater o envelhecimento e são fáceis de consumir.
Outra vantagem é que você não precisa sair de casa para ter acesso, há lojas virtuais que entregam para todo o Brasil. A dica é sempre verificar a procedência dos suplementos, há quanto tempo estão no mercado e também verificar os comentários de outros clientes que já o consomem. Em sites de ecommerce é muito fácil ter acesso a esse tipo de informação.
Por fim, vale ressaltar a importância de consultar um nutricionista antes de aplicar qualquer mudança em sua dieta ou consumir suplementos. A suplementação não substitui uma dieta equilibrada. Este profissional irá lhe orientar sobre a ingestão adequada de nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar que se adapte de acordo com o seu organismo e estilo de vida.