Trabalhar a conscientização ambiental a fim de consolidar um mundo mais justo e sustentável. Esse é o mote da exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!, que será inaugurada amanhã, dia 26, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Aberta ao público em geral e também para agendamento de grupos escolares, a mostra está dividida em três ambientes temáticos. Uma das salas tem caráter introdutório com foco nas ações do Plano Diretor Socioambiental do campus USP “Luiz de Queiroz” e traz as propostas e adequações colocadas em prática para tornar o campus um modelo de gestão ambiental.
Em um segundo espaço são exibidos exemplos práticos sobre o desperdício de alimentos, uso de copos descartáveis, produção, geração e impactos de resíduos, a relação fauna e flora, bem como a aplicação dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar, além do trabalho de manejo resíduos especiais e da arborização. Por fim, os visitantes poderão conferir um projeto de casa sustentável, com possibilidades de aplicação de gestão de resíduos. Neste local são apresentadas ações como minhocário, forno solar e a circulação de livros usados em trocas.
A mostra integra a 20ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 16 a 22 de maio e ficará aberta ao público até o dia 22 de maio. A atividade é uma colaboração entre o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, o Serviço de Gestão Ambiental/PUSP-LQ, o Programa USP Recicla Piracicaba/Superintendência de Gestão Ambiental da USP e o Plano Diretor Socioambiental do campus “Luiz de Queiroz”.
Serviço
Exposição Sustentabilidade: do discurso à ação!
(Visitações são gratuitas)
Data: 26 de abril até 22 de maio de 2022
Horário: 8h às 17h
Local: Museu Luiz de Queiroz, USP Piracicaba, Avenida Pádua Dias 11.
Agendamento de visitas e grupos escolares: [email protected] ou (19) 3429-4305.
Regras importantes:
-A utilização de máscaras dentro do espaço do Museu é OBRIGATÓRIA!
-O Museu NÃO DISPÕEM de TRANSPORTE ou ALIMENTAÇÃO para visitantes.
-O limite máximo de visitantes por monitor é 20 alunos, mais professor, dentro do prédio.