Nesta terça-feira (26/4), às 21h30, o “Aparecida Debate” vai abordar um tema extremamente relevante e evidente neste século, os refugiados. Mediado pelo jornalista Guilherme Machado, o programa receberá dois convidados para falar sobre o assunto.
A produção da TV Aparecida destaca que vem aumentando há décadas o fluxo migratório de pessoas saindo do seu País, principalmente em regiões como América Central, África e Oriente Médio, por causa de fatores naturais, econômicos e conflitos armados. É o que aconteceu, por exemplo, com os habitantes do Haiti, da Venezuela, da Síria e, neste ano, da Ucrânia.
Entre as questões levantadas nesse contexto, o programa vai abordar o porquê das pessoas buscarem, cada vez mais, uma nova chance em outro País, mesmo que para isso enfrentem deslocamentos complexos e barreiras culturais. E ainda: como tem sido o acolhimento nos países escolhidos e quais são os direitos desses imigrantes.
Para ajudar a entender melhor esse tema e seus reflexos na sociedade, participa do programa Débora Alves, assistente social e mestre em serviço social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Débora também coordena o setor de integração local do programa de atendimento aos refugiados da Arquidiocese do Rio. Outro convidado é Miguel Pachioni, especialista em marketing social e sociologia urbana e doutorando em relações internacionais. Ele atuou em instituições ambientais, culturais e humanitárias no Brasil, Inglaterra e Bulgária, e atualmente é assessor de comunicação da Acnur, a agência da ONU para Refugiados.
“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30