Iniciado na segunda-feira (25), o XXIV Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), do Ministério da Defesa (MD), reuniu acadêmicos de graduação e de especialização, além de convidados, no auditório da Universidade Federal da Paraíba. A primeira explanação propôs a análise dos conceitos de segurança e defesa adotados pela Pasta, diante das questões que afetam a estabilidade internacional. O objetivo do CEDN é incentivar maior envolvimento da sociedade nos assuntos relacionados à Defesa Nacional e ampliar o debate sobre o tema. O evento, realizado de forma híbrida (presencial e online), vai até o dia 29 de abril.
Em seu discurso de abertura, o Chefe da Assessoria de Estudos de Defesa, Coronel R/1 Celso Bueno da Fonseca, enfatizou a iniciativa como importante instrumento para estimular o envolvimento dos cidadãos inerentes às Forças Armadas. “Ao final do curso, nossa expectativa é que os senhores e senhoras estejam plenamente conscientes da importância das elevadas atribuições das Forças Armadas, tanto no que diz respeito às suas missões constitucionais como no apoio à política externa do País, ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como no atendimento a situações de emergência que, ocasionalmente, afetam a população brasileira”, disse.
Em todas as aulas, que contam com o apoio da recém-criada Chefia de Educação e Cultura, os participantes poderão aprofundar conceitos que promovem dimensões teóricas e práticas sobre a geopolítica mundial, a segurança e a defesa.
O curso
O curso é realizado em instituições de ensino superior. Entre os temas previstos, aborda a participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz; os projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; além da importância e da situação atual das Forças Singulares, bem como sobre as perspectivas de cada uma.
A formação gratuita é promovida pela Divisão de Cooperação Acadêmica do MD e tem carga horária de 20 horas.