Realizada na capital federal, ao longo do mês de abril, e encerrada na tarde da quarta-feira (27), a Páscoa Voluntária fez a alegria de 200 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa (MD). Os estudantes, atendidos pelo núcleo da Escola Superior de Defesa (ESD), são provenientes da Escola Classe Alto Interlagos e do Centro Educacional Darcy Ribeiro. O PROFESP promove educação e esporte a crianças em situação de vulnerabilidade social.
O evento, fruto de uma parceria entre o Programa Pátria Voluntária – do Governo Federal, organizações da sociedade civil e do setor privado, contou com a participação da Primeira-Dama, Michelle Bolsonaro, atual Presidente do Conselho. As atividades lúdicas incluíram brincadeiras, distribuição de doces, sala de jogos, além de ambiente temático, e foram realizadas para valorizar a importância da Páscoa. Os convidados receberam café da manhã, almoço e ovos de chocolate.
Para o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rowher Santos, a iniciativa proporciona bem-estar e melhor qualidade de vida aos alunos. Além disso, expande sonhos e desenvolve o espírito de amor ao próximo. “As crianças e os adolescentes são o futuro do nosso País. Ver o sorriso estampado no rosto de cada um deles torna o nosso dia mais leve e alegre”, disse.
PROFESP
O objetivo do Programa Forças no Esporte é incentivar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social à prática esportiva e de atividades que proporcionam educação integral. Na ESD, o núcleo do projeto atende, no contraturno escolar, 260 estudantes de escolas públicas locais. A programação inclui aulas de reforço escolar, artes, música, civismo, libras, saúde e bem-estar. Os alunos praticam, também, natação, futebol, tênis, basquete, karatê e circuitos motores.
O PROFESP é uma parceria entre os Ministérios da Defesa; da Educação; da Cidadania; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em Brasília, as ações são viabilizadas por meio de acordo de cooperação entre a Escola Superior de Defesa e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.