O 6° Batalhão de Infantaria Leve, unidade do Exército Brasileiro com sede em Caçapava (SP), comemorou neste dia 30 de abril, os 77 anos da conquista de Fornovo di Taro encerrada com a rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã e remanescentes de outras duas Divisões das tropas do EIXO à Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.
A vitória em Fornovo di Taro é considerada mais um dos grandes feitos da FEB no Teatro de Operações da Itália. A ofensiva dos brasileiros teve início no dia 26 de abril de 1945 na região que fica a sudoeste de Parma, no norte da Itália, e terminou com assinatura da rendição dos inimigos no dia 28 daquele mês, iniciada com ajuda do padre católico Alessandro Cavalli que levou ao comando da Divisão Alemã um mensagem do coronel Nelson de Mello, comandante do 6º RI, pedindo que a tropa inimiga se entregasse, o que viria a acontecer depois de algumas horas. Nesta grande ação da Força Expedicionária Brasileira, foram capturados mais de 14.700 prisioneiros e apreendidas muitas viaturas, armamentos e munições.
Todos os feitos daquela campanha brilhante dos militares da Força Expedicionária Brasileira em Fornovo di Taro estão imortalizados na história militar e o 6º RI, transformado no 6º Batalhão de Infantaria Leve por portaria ministerial em 1995, continua, ano a ano, rememorando e celebrando os feitos de bravura e heroismo daqueles que lutaram na 2ª Guerra Mundial.
Com a presença de autoridades civis e militares, as atividades foram iniciadas com uma formatura pela manhã no pátio marechal Nelson de Mello, abrilhantada pela presença do pracinha da FEB, Florentino Zandonadi, que também foi homenageado durante o evento. O canto da Canção do Expedicionário e a colocação de um arranjo de flores na praça Heróis da FEB, guarnecida por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, foram alguns dos momentos marcantes da formatura.
Dando prosseguimento, o comandante do 6º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Ricardo Lessa Pereira, fez a leitura de um texto alusivo a data, destacando nela, a mensagem enviada pelo coronel Nelson de Mello, comandante do 6º RI, aos inimigos em solo italiano em 1945 e também os cumprimentos do comando americano ao comandante brasileiro pelo sucesso daquela missão em Fornovo di Taro.
Após palavras do comandante da 2ª Divisão de Exército, general Luís Cláudio de Mattos Basto, que enfatizou a importância de tudo o que a vitória na 2ª Guerra Mundial proporcionou ao mundo, houve o toque da Vitória e, logo após, o desfile da tropa encerrou a parte militar das festividades em Caçapava.
O comandante do 6º Batalhão de Infantaria, destacou sobre a história e os feitos dos integrantes do Regimento Ipiranga em vários momentos da história do país. (vídeo)
Já o comandante da 2ª DE destacou a importância de tudo aquilo que se foi conquistado pelo suor, empenho e dedicação daqueles que lutaram na 2ª Guerra Mundial. (vídeo)
Quem também destacou a importância do evento, não só para Caçapava, mas para o Brasil, foi a prefeita Pétala Gonçalvez Lacerda. (vídeo)
O evento em Caçapava seguiu após a formatura com várias atividades, dentre elas, exposição de materiais, de carros antigos, música e passeios de viatura pelas instalações.