A celebração de 374 anos de origem remete à 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648. A data também é a oportunidade de homenagear cidadãos, sejam eles, militares e civis, que possuem um notório trabalho na sociedade e que fortalecem a imagem do Exército.
A solenidade, presidida pelo Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, foi realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM) e contou com a presença dos efetivos da AMAN, do Batalhão Agulhas Negras, do Prefeito do município de Resende, o Excelentíssimo Sr Gonçalves Balieiro Diniz, e demais autoridades. Dentre os ritos previstos, a entrega de comendas e diplomas.
O hasteamento da Bandeira Nacional foi feito pelo 2º Sargento Alessio Lobo Correia. Uma honraria acompanhada e vivenciada, não somente pelos militares, mas também por alunos oriundos das Escolas de Resende, sendo o Colégio Estadual Aníbal Benévolo e Escola Municipal Fazenda Santa Maria.
Em seguida, como reconhecimento, militares e civis receberam o Diploma Colaborador Emérito do Exército, Amigo do AMAN e diversas medalhas militares. Dezenas de militares e civis foram agraciados, dentre eles a 2º Sargento Cristina, do Hospital Veterinário da AMAN, que completou 10 anos de serviço.
“É uma sensação indescritível, de dever cumprido diário a cada etapa dessa missão”, afirma a militar.
Relações Institucionais do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Senhor Carlos Alberto Degelo, também se sentiu honrado pelo reconhecimento. “É um rito muito relevante, encanta. Vir à Academia é um presente para mim e também um fortalecimento de minha missão, que é fomentar a cultura nacional”, afirma o executivo.
Em seguida, o Comandante da AMAN, Gen Bda Felipe fez a leitura da Ordem do Dia, em que foram evidenciadas as ideias força do Exército Brasileiro.( CONFIRA AQUI). Antes porém, usou das próprias palavras para descrever um pouco do evento. “É um orgulho condecorá-los. Externo esse mesmo sentimento por também poder retornar à essa casa, onde cultuamos os valores mais sagrados”, destacou o Cmt da Academia Militar.
O Exército Brasileiro, ao completar 374 anos de uma existência alicerçada em valores e tradições, e impregnado de um incansável comprometimento com a Nação Brasileira, agradece aos seus bravos soldados de todos os tempos os sacrifícios despendidos e os desafios ultrapassados, sempre em prol da nossa gente, com perseverança e acendrado patriotismo (Ordem do Dia).
Ao final da formatura, os presentes assistiram ao desfile da tropa. Um momento para ficar eternizado. “Um dia muito importante para todos nós. Fortalecemos a nossa cidadania e a cativamos nos jovens das escolas aqui presentes”, afirmou a Juíza da Comarca de Resende, Doutora Ludmilla Vanessa Lins da Silva, umas das condecoradas na solenidade.