publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Animais adotados em São José irão ajudar na produção de biogás

Prefeitura possui um programa de adoção de animais de médio e grande porte. (Foto: PMSJC)

Três animais de grande porte, um equino e dois suínos, que foram adotados nesta terça-feira (3), por meio de um programa de adoção da Prefeitura de São José dos Campos, irão ajudar na produção de biogás em uma chácara na região rural da cidade. A iniciativa é do casal adotante, Rômulo e Lilian, que irão criar um sistema de biodigestor onde moram.

O casal conheceu o programa de adoção de animais de grande porte da Prefeitura há cinco meses, quando realizaram a primeira adoção, de uma égua. “Queríamos um cavalo, viemos ver a listagem e vimos que tinham dois porcos, então resolvemos adotá-los também pra tentar montar um biodigestor e ter a geração de gás”, conta Rômulo Consiglio Correia, de 30 anos, que mora no Águas de Canindú.

O casal já trabalha com a produção de compostagem e a expectativa é que os quatro animais adotados auxiliem na produção de biogás. “Vamos utilizar o que tiver de recurso natural pra alimentar o biodigestor”, explica Rômulo.

O biodigestor é um equipamento que produz biogás por meio de um processo de decomposição de matéria orgânica, como esterco, palhas, bagaço de vegetais e lixo. O biogás pode ser utilizado, por exemplo, como combustível para motores e na geração de energia elétrica.

Segundo Rômulo, o programa de adoção da Prefeitura é que permitiu que a família tivesse os animais. “Se não fosse isso, talvez a gente não tivesse cavalo, não teríamos a iniciativa de ir e comprar. A oportunidade de tê-los praticamente sem custo é o que possibilita de termos”, completa.

Adoção de animais de médio e grande porte
Os munícipes interessados no processo de adoção de animais de médio e grande porte devem acompanhar informações sobre o próximo agendamento através do site e redes sociais da Prefeitura. O agendamento é feito através da Central 156 quando as inscrições forem abertas.

Ao todo, foram já foram adotados 51 animais e há hoje 22 disponíveis para adoção. A maioria deles vivia solta em via pública em situação de maus tratos.

O objetivo da feira de adoção é justamente esse: tirar esses animais abandonados de vias públicas e dar um tutor a eles. Há o compromisso da posse responsável e eles precisam, portanto, zelar por seus cuidados e oferecer carinho em seus novos lares.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O CCZ acompanha todos os animais adotados em visitas periódicas.

Botão Voltar ao topo