publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Polícia Ambiental apreende 461 unidades de palmito Juçara, na zona rural Monteiro Lobato

No local não foram encontrados os autores dos cortes

Palmitos apreendidos apresentados no DP. (Foto: Divulgação/Polícia Ambiental)

Na última sexta-feira (6), a PM Ambiental recebeu denúncia anônima, que na “Fazenda Ipê”, localizada na Estrada Descoberto, bairro Turvo de Cima, em Monteiro Lobato, que haviam pessoas no interior da mata dentro da propriedade.

Feito incursão na mata, onde foi visualizado vários cortes recentes de Palmito Juçara, porém não sendo localizado os infratores.

Tendo em vista os vestígios recentes na mata, no sábado (07), as equipes retornaram ao local, dando continuidade a incursão, onde foi localizado em pontos distintos 05 fechos de Palmito.

Foram contabilizados 461 unidades in natura de Palmito Juçara, espécie ameaçada de extinção, que foram conduzidos até o 3° DP de São José dos Campos, onde o delegado de Plantão elaborou a ocorrência, solicitando que fosse dada a destinação correta pela própria equipe.

O produto florestal apreendido foi destinado para destruição na URBAM (Urbanizadora Municipal de São José dos Campos).

No último mês aumentou consideravelmente as ocorrências de extração irregular de palmito Juçara.
Além de ser extraído de forma irregular, o preparo desse palmito é totalmente sem higiene muitas vezes sendo beneficiado na própria mata, com a utilização de produtos químicos para manter sua aparência branca.

O consumo desse produto pode causar infecções e outras doenças, como o (Botulismo). Por esse motivo é de grande importância a denúncia desse tipo de infração, pois acontece normalmente dentro da mata e muitas vezes em áreas particulares.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo