publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Conferência de Aparecida: 15 anos do encontro que impulsionou Papa Francisco

Evento no Santuário Nacional recorda data que Jorge Bergoglio se tornou referência na Igreja, mesmo antes de ser papa. (Foto: Foto: CDM/Santuário Nacional)

Há 15 anos o Santuário Nacional de Aparecida (SP) era sede da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM). O encontro reunia bispos de toda a América Latina, acolhia no Brasil o então papa Bento XVI e impulsionava, mesmo que despretensiosamente, o futuro pontificado de Francisco.

Foi nesta data em que surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente. Durante o evento, em 2007, uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que aglutinaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.

É neste momento que o cardeal Arcebispo de Mérida (VEN), Baltazar Enrique Porras Cardozo, em edição especial deste mês de maio da Revista Missão CELAM, ressalta que a liderança de Francisco surgiu “imperceptível naquele momento […], mas que forjou uma referência obrigatória, serena e confiável naquele prelado, a quem devemos a unidade e clareza do Documento Final”.

Eleito o primeiro latino americano a assumir a Igreja Católica, em 2013, Francisco escolhe carregar Aparecida para sua missão. “’O pontificado de Francisco não pode ser explicado sem Aparecida’, inclusive ‘Evangelii gaudium, o seu documento programático, é uma ‘tradução’ de Aparecida para a linguagem universal’” destaca o cardeal do Panamá, José Luis Lacunza, na Missão CELAM.

Como local central de peregrinação no Brasil, o maior Santuário Mariano do mundo abrigou não somente uma conferência, mas inspirou o início de uma nova Igreja peregrina. Isto, fazendo jus ao tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”, trabalhado na última edição do encontro e refletido hoje nas ações de Papa Francisco para com a Igreja mundial.

Programação especial

Diversas atividades no Santuário Nacional, elaboradas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recordarão a data nesta semana. Na próxima quinta-feira (12), às 16h, ocorre a inauguração do Espaço Memória -um reservado que expõe fotografias da V Conferência e de encontros episcopais anteriores- na Capela de Passagem da Basílica, próxima à Torre Brasília. Já às 19h, um momento de oração está previsto, no Altar Central, com recitação do Terço, cantos e proclamação da Palavra de Deus -recordando o terço dirigido pelo Papa Bento XVI na ocasião da 5ª Conferência.

Continuando a programação, na sexta-feira (13), às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Santa Missa em ação de graças. A celebração será transmitida pela TV e Rádio Aparecida, aplicativo Aparecida e plataforma Aparecida ao Vivo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo