publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Taubaté assina protocolo de intenção com a Vaya Space Brasil

O evento foi realizado no período da tarde no HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; do prefeito, José Saud; do secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Alexandre Ferri; do diretor de Negócios para a América Latina da Vaya Space do Brasil, Cristiano Pinto; entre outras autoridades. (Foto: PMT)

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, assinou na sexta-feira, dia 13 de maio, o protocolo de intenção entre a Administração Municipal e a empresa Vaya Space Brasil.

O evento foi realizado no período da tarde no HITT – Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; do prefeito, José Saud; do secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Alexandre Ferri; do diretor de Negócios para a América Latina da Vaya Space do Brasil, Cristiano Pinto; entre outras autoridades.

O protocolo de intenção visa à concessão de uma área pública do município com cerca de 57.000m², localizada na Estrada Dr. José Luís Cembranelli. O local abrigava uma antiga industria, por isso já conta com um galpão construído com cerca de 5.000m².

A Vaya desenvolverá projetos de foguetes e satélites em sua linha de montagem, capacitação de profissionais e que direcionará ações de lançamento junto ao Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

O documento assinado se trata de um pré-contrato, em que as partes envolvidas se comprometem a cooperar, cada uma cumprindo sua parte para o andamento do processo.

Sendo assim, o município apresentou a área, se dispôs a acelerar os trâmites administrativos, que envolvem a parte de documentação e segue as regras exigidas pela Lei n 184, que faz a concessão de uso de bem público. Na sequência será elaborada a minuta de projeto de Lei que será encaminhada para a Câmara e após a aprovação a empresa já pode iniciar a adequação do prédio e dar andamento a instalação da empresa na cidade.

Em contrapartida a Vaya se comprometeu a trazer toda a documentação para iniciar os trâmites processuais e assim que forem concluídos iniciar a instalação. A expectativa é que a empresa entre em contato com a Universidade de Taubaté e com o SENAI (Serviço Nacional da Indústria) para realizarem a formação de profissionais para atuarem na fábrica.

A empresa tem um período de dois anos para poder iniciar as atividades e prevê a criação de 200 empregos diretos no Brasil.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“A expectativa é antecipar esse prazo. Vamos trabalhar em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para abrir novos postos de trabalho, para que possamos fomentar a mão de obra da cidade e estimular a geração de emprego e de renda. Vamos colocar a cidade na rota internacional desse novo segmento aeroespacial”, ressaltou Alexandre Ferri.

Botão Voltar ao topo