As bolas paradas são um dos métodos mais fáceis de marcar gols no futebol. Embora o número de pênaltis, que quase sempre convertem em gol, não seja tão alto, sempre há muitos escanteios em todas as partidas. Talvez o escanteio não represente um gol certo, mas é um bom mercado de apostas. Confira aqui: https://sobradinhoec.com.br/artigos/como-apostar-em-escanteios.
Para equipes mais fortes, outro escanteio prova seu domínio na partida, enquanto para equipes mais fracas pode ser uma das poucas oportunidades de gol potencialmente boas. Vale ressaltar que para marcar um gol após um escanteio, bastam dois jogadores, o que cobra o escanteio e o artilheiro. Assim, teoricamente, é a maneira mais fácil de marcar um gol em uma partida.
Escanteios
Marcar de escanteio é ver a cobrança e um jogador colocar a cabeça na bola e a empurrar ao gol. Embora esse possa ser o exemplo mais óbvio de marcar de um escanteio, certamente não é o único. Os gols podem ser marcados na primeira fase, assim, mas é mais comum que sejam marcados na segunda fase de um escanteio.
Isso significa que o time defensivo talvez tenha conseguido fazer uma espécie de defesa, cabeceando para fora da área apenas para um jogador atacante chegar no final da liberação e depois arremessá-lo para o fundo da rede. Alternativamente, ele pode errar todos os jogadores na área e ser pego por um jogador atacante que pode enviar a bola de volta para o mix. Como regra geral, se uma equipe conseguiu se redefinir, isso não conta como um gol de escanteio. Se, por outro lado, tudo fizer parte do mesmo lance, será classificado como sendo um gol de escanteio.
Se o escanteio é curto e cruzado, acertado em uma pessoa no poste mais próximo que então o move ou então jogado em alguém na borda da área para que ele acerte na primeira vez, existem inúmeras rotinas diferentes que as equipes usam para tentar marcar de um escanteio.
Na maioria das vezes, a equipe defensiva terá todos os onze jogadores de volta à área para defender um escanteio, o que torna tão difícil marcar de um e leva as equipes a tentar encontrar uma rotina que funcione para elas.
Uma média de 1/10 escanteios resulta em um gol
Primeiro, vamos analisar as estatísticas. Os números mostram que, em média, cada décimo escanteio resulta em um gol. No entanto, é muito difícil observar tal ocorrência em uma partida específica, pois embora a média de escanteios seja de aproximadamente 10 por jogo, você ainda não vê um gol marcado após escanteio em todas as partidas. No entanto, jogos como Manchester United e Leicester City, onde a equipa da casa marcou na primeira parte 3 golos após pontapés de escanteio. Isso prova que as estatísticas são inegáveis. Isso vale para as estatísticas das chances médias de um time marcar um gol após escanteio, que é de 25%.
Seria justo supor que quanto mais talentosa uma equipe é, menos provável é que uma equipe consiga marcar contra eles. Algumas pesquisas realizadas recentemente, geralmente tendem a refutar essa teoria, no entanto. Veja.
A pesquisa analisou gols marcados de escanteio na Copa do Mundo de 2010. Como fizemos aqui, o pesquisador debateu o que exatamente conta como um gol marcado de escanteio, chegando ao lado de sentir que qualquer coisa marcada dentro da mesma fase de jogo deve contar.
Com base nisso, eles perceberam que 627 escanteios foram cobrados durante esse período, dos quais 14 gols foram marcados. Essa é uma proporção de 1 gol por 45 escanteios, ou cerca de 10% de todos os gols marcados vindos de escanteios.
Resultados
A temporada 2016-2017 da Premier League é apenas um ano de dados, então não é necessariamente possível tirar conclusões esmagadoras disso. Da mesma forma, o estudo de 2012 usou apenas uma campanha da Copa do Mundo.
Dito isto, uma resposta conclusiva pode não ser possível, mas ainda é totalmente justo sugerir que os escanteios não são marcados com tanta frequência. No verão de 2017 , a Opta forneceu estatísticas para uma coluna do Guardian que sugeria que apenas 3,2% dos escanteios levavam a um gol. Nas cinco temporadas anteriores, entre 0,32% e 0,38% dos gols por jogo vieram de escanteios na Premier League e foi semelhante nas principais ligas da Europa.
Comentaristas, convencidos de que os escanteios eram essencialmente inúteis para um time atacante, analisou as estatísticas de cerca de 11.000 partidas para provar seu ponto. Das 11.234 partidas observadas, 115.199 escanteios foram cobrados. Desses escanteios, foram marcados 30.812 gols, dos quais 1.459 de escanteio. Isso significa que uma média de 4,74% dos gols foram marcados de escanteio, mas apenas 1,27% dos escanteios levaram a um gol.
Com mais de 11.000 partidas sendo analisadas por seu trabalho, é a informação mais conclusiva que conseguimos encontrar sobre o assunto. Com isso em mente, as equipes que marcam de escanteios em torno de 1,27% das vezes é o correto, em média.