A Jovem Yasmin Daher Macri, de 19 anos, bateu o recorde nacional sendo aprovada em 11 universidades americanas, e em algumas delas, também ganhou bolsa de estudos.
A estudante mora em Taubaté e conta que teve pouco tempo para se preparar. A princípio ela estava se preparando para ir para a República Tcheca e estudar arqueologia, mas os planos mudaram, quando decidiu trabalhar com cinema. A aplicação dos Estados Unidos é mais complexa e desafiadora do que as outras, por ser mais completa e com mais etapas e ela só teve três meses e meio para se preparar.
Para Yasmin foi uma agradável surpresa receber a notícia que tinha sido aprovada nas 11 universidades. “A primeira resposta que eu recebi veio antes do previsto e eu fiquei em choque, não imaginei que passaria de primeira, ainda mais com bolsa”, conta.
A estudante escolheu cursar design gráfico na Michigan State University e revela que a escolha da graduação aconteceu durante a pandemia.
“Durante o ensino médio eu queria arqueologia, e por mais que essa ainda seja uma área que me fascina, não seria permitido me expressar como o design permite. Eu quero usar meu diploma para um dia entrar na indústria cinematográfica, principalmente com a animação, que sempre teve uma grande importância para mim”, diz a estudante.
Segundo a jovem, a Michigan State University foi uma escolha feita depois de muita consideração. “Eles ofereceram ótimas bolsas de estudos e oportunidade de intercâmbio. Outra coisa que chamou atenção foi por ser uma faculdade com 50.000 alunos, o que irá facilitar encontrar pessoas parecidas comigo e criar um networking bem amplo. Além disso, a MSU é uma das 100 melhores universidades do mundo e irá permitir criar conexões com professores que são profissionais na minha área”, explica.
Yasmin contou com todo suporte familiar e com a orientação do mentor Nicolas Van Veen, do Instituto Van Veen, uma instituição que prepara alunos para processos de bolsas de estudos no exterior.
“Preparar a Yasmin foi um privilégio que acredito ser reservado a poucos. Dona de uma inteligência extraordinária e de um senso de justiça sem igual, Yasmin se tornou uma referência entre nossos alunos. Ela compreendeu com perfeição as etapas do processo internacional. E ainda não terminamos, mas ela já tem um recorde nacional em aprovações internacionais. Simplesmente sensacional e um orgulho para todos nós e para o Brasil!”, diz Nicolas Veen.
A jovem Yasmin Macri deixa uma mensagem para todos sonham em estudar no exterior.
“A mensagem mais importante que eu posso deixar para quem está aplicando é: não tenha medo de mudar de ideia e não desista. Eu sei que a segunda é bem clichê, mas é verdade. Às vezes, parece que nada vai dar certo ou que você não está saindo do lugar, mas você está, e a cada dia que você escolhe não largar tudo e se acomodar em algo mais fácil, você estará mais perto de alcançar seus sonhos”, completa.
Lista das Universidades Americanas que a Yasmin Macri foi aprovada.
Michigan State University- Internacional Tuition Grant & Presidential Study Abroad Scholarship;
Drexel University- A.J. Drexel Scholarship, Drexel Grant & Westphal Portfolio Scholarship;
Ohio University- Ohio Excellence Scholarship & Ohio trustee Award;
Xavier University- Fr. J. Peter Buschmann Award;
Quinnipiac University- Trustee Award;
Suffolk University- Deans Scholarship;
University of the Pacific;
Bradley University;
Temple University;
Suny at New Paltz;
California College of the Arts.
Sobre o Instituto Van Veen
O Instituto Van Veen prepara alunos para a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado para processos de bolsas de estudos no exterior.
Através de uma metodologia própria que envolve as mais diferentes áreas do saber.
São abordados todos os exames internacionais e todos os itens de requerimentos de admissão.
O Instituto tem participações premiadas em eventos internacionais e é colaborador de governos estrangeiros.
Também desenvolvem trabalhos voluntários e ações sociais que buscam um melhor entendimento das pessoas acerca de um mundo mais plural e igual.
As frentes acadêmicas estão divididas através das mentorias e da participação dos alunos em diversas atividades extras e competições.