publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Atividades da Câmara Municipal de Taubaté

Candidatos ao cargo de reitor da Unitau apresentam propostas na Câmara

A Câmara Municipal realizou audiência no dia 23 com três dos cinco candidatos ao cargo de reitor da Universidade de Taubaté. O evento foi solicitado pelos vereadores Vivi da Rádio (Republicanos) e Serginho (Progressistas).

As três chapas, encabeçadas pela atual reitora, Nara Lúcia Perondi Fortes, e pelos professores Renato Rocha e Mayra Cecília Dellú, defenderam a continuidade dos atuais projetos.

Em justificativa enviada à Mesa, os candidatos Francisco José Grandinetti e Luís Fernando de Almeida alegaram que participariam de um debate caso seus nomes fossem escolhidos para a lista tríplice, cuja divulgação está programada para o dia 24.

Assim como um debate eleitoral, a audiência foi dividida em sete blocos, com apresentação pessoal, questionamentos de vereadores, alunos e funcionários; perguntas entre si e considerações finais.

Nara defendeu a expansão da Universidade, a exemplo da instalação do campus de Caraguatatuba. “Por que não outras cidades, por que não outros cursos? O conhecimento é infinito”, disse. Reitora desde 2018, ela aposta na reeleição para dar continuidade aos projetos, avançar com a progressão de carreira dos servidores técnicos e administrativos – já que a dos professores está em vigor – e se comprometeu a avançar no relacionamento com o Instituto de Previdência do Município.

Na Unitau desde 2004, o professor Renato Rocha defendeu o diálogo com alunos e profissionais, além da continuidade dos projetos em andamento. “Somos uma frente em prol da Unitau. Vamos deixar os processos mais transparentes possível”, disse. Afirmou que irá trabalhar para melhorar o acolhimento de pessoas com
deficiência e anunciou algumas mudanças, como a integração da Comunicação Social à área de Gestão de Negócios e Economia, por exemplo.

Com 21 anos de trabalho na Unitau, a professora Mayra Cecília Dellú afirmou que irá promover avanço nos projetos pedagógicos dos cursos, mantendo a Universidade competitiva, e irá ajustá-los às demandas do mercado. “A expansão pode ocorrer de diversas formas, não só com o campus fora da sede, mas também com parceria com novas empresas e outros projetos para aumentar a receita, para que possamos reinvestir na sede”.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Participaram dos debates os vereadores Adriano Coletor Tigrão e Elisa Representa Taubaté, do Cidadania, Alberto Barreto (PRTB), João Henrique Dentinho e Richardson da Padaria do União, Marcelo Macedo (MDB), Moises Luciano Pirulito (PL) e Talita Cadeirante (PSB). O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no
Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=mG2z8Sl3Iw4.

É lei: carros com passageiros autistas têm vagas de estacionamento reservadas

A Lei 5.732, de 24 de maio, garante a reserva de vagas de estacionamento em vias, espaços públicos ou privados de Taubaté para veículos que transportam pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A proposta é do vereador Jessé Silva (PL).

As vagas deverão ser sinalizadas e em número equivalente a 2% do total, sendo garantido o mínimo de uma vaga. A sinalização deverá ser feita em conformidade com as normas técnicas vigentes.

“Especialistas alegam que o indivíduo com autismo costuma ser impaciente, principalmente em locais com muitas pessoas, tais como mercados, hospitais e escolas, ainda mais quando ele precisa esperar; têm dificuldades em conviver em espaços lotados, e muitas vezes o uso do transporte público não é recomendado por causa do nível de barulho. Portanto, a utilização de carros particulares, de familiares ou cuidadores, torna-se mais viável para transportar o autista. A reserva específica de vagas é, portanto, imprescindível”, justifica o autor no
documento.

Diretrizes para orçamento de 2023 serão debatidas em quatro audiências na Câmara

A Câmara de Taubaté debate em quatro audiências públicas as regras para elaboração do orçamento municipal de 2023. O projeto de lei 74/2022, que estabelece a lei de diretrizes orçamentárias (LDO), está disponível para
consulta no site da Câmara.

As audiências têm início na quarta-feira, 1º, a partir das 14h, com prestação de contas das Secretarias de Finanças, Governo, Esporte, Inovação e Turismo, Obras, Segurança Pública e Habitação.

Na quinta-feira, 2, a partir das 9h, será a vez das Secretarias de Planejamento, Inclusão Social, Serviços Públicos, Cultura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Administração. Já no período da tarde, a partir das 14h, serão apresentadas as diretrizes da Câmara, do Instituto de Previdência, da Universidade de Taubaté e suas fundações.

As apresentações se encerram na segunda-feira, 6, a partir das 18h30, com informações relativas às Secretarias de Saúde, Educação, Justiça e Procuradoria-Geral.

Secretaria de Saúde demonstra trabalho realizado no início de 2022

A Secretaria de Saúde apresentou aos vereadores os trabalhos realizados durante os quatro primeiros meses de 2022, durante audiência pública na Câmara de Taubaté no dia 25. O encontro foi coordenado pelo vereador Rodson Lima Bobi (PSDB).

De acordo com o secretário de Saúde, Mário Peloggia, o quadrimestre foi marcado pelo início dos mutirões de saúde, que ajudaram a aliviar a fila de espera que estava crescente, em virtude da priorização dos atendimentos a pacientes com covid nos dois últimos anos.

“Quando chegamos, (…) fomos avaliando o aspecto da saúde e colocando em prática ações previstas no plano de governo do prefeito José Saud, e de maneira gradativa isso vem acontecendo. Pegamos uma Prefeitura com um número de pessoas em fila de espera muito grande. Foram praticamente dois anos de pandemia, isso afetou muito a saúde, e também uma série de outros fatores associados até à disponibilidade de vagas nas redes municipal e estadual, o que acabou dificultando esse processo”, disse o secretário.

“O que fizemos: mutirões. O primeiro foi de oftalmologia, havia mais de 2.400 pessoas, e iniciamos em janeiro. Hoje, 1.700 pessoas passaram pelo processo, restam 700 pessoas, e em dois ou três meses encerramos a fila”, continuou Peloggia.

Em seguida, ele anunciou que o próximo mutirão será de fisioterapia, e no segundo semestre haverá atendimento dos casos de hérnia, vesícula, cólon e vascular. “Estamos projetando para a parte cardiológica, que é grande [a demanda]”, afirmou.

O secretário respondeu a questionamentos dos vereadores e falou sobre as ações tomadas para melhorar o atendimento nas unidades de saúde, a reforma no Pronto-Socorro e a inauguração da Rede Lucy Montoro, que deverá ocorrer em agosto.

Com relação às vagas de UTI, contou que dez leitos para pacientes com covid foram migrados para o atendimento geral da unidade intensiva. Quanto à ampliação da rede, anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde no São Gonçalo e outra no Registro, além da necessidade de contratação de 20 profissionais.

Participaram da audiência os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Douglas Carbonne (Republicanos), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), João Henrique Dentinho e Richardson da Padaria, do União, Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB, Moises Luciano Pirulito (PL) e Serginho (Progressistas).

Botão Voltar ao topo