publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Conheça 4 tipos de pisos industriais e saiba qual é o mais indicado para cada projeto

(Foto: divulgação)

Se você frequenta shopping centers, academias e supermercados, você conhece os pisos industriais de diferentes tipos. Um piso industrial precisa ser previamente planejado para que consiga atender as reais necessidades do local.

Ele é modificado para lidar com altas cargas e tráfegos, trazendo uma maior resistência para o chão. Galpões logísticos, estacionamentos de condomínio e lugares com alta movimentação de maquinários e pedestres, são outros exemplos de onde esse tipo de piso pode ser aplicado, além dos citados acima.

Esse tipo de estrutura não é utilizado somente em indústrias, mas em qualquer estabelecimento que precise lidar com altas cargas, com um fluxo grande de pessoas ou qualquer lugar que necessite de um chão especial.

Escolher um piso industrial para uma empresa ou indústria requer muito planejamento, pois ele precisa estar de acordo com o dinheiro que pode ser investido neste item, além de levar em conta informações como o tráfego de pessoas, máquinas e os tipos de produtos que são manipulados no local.

A manutenção também é outro fator importante, e existem empresas especializadas no fornecimento de equipamentos para manutenção de pisos industriais, como é o caso da Finiti.

Conheça quatro tipos de piso industrial

Existe uma variedade de pisos industriais no mercado, sendo que cada um é projetado para lidar da melhor forma com o serviço que é realizado em determinado ambiente. Confira a seguir alguns dos principais tipos.

Piso Epóxi industrial

Devido a sua grande durabilidade, o piso Epóxi Industrial é um dos mais utilizados. Ele é feito da mistura de resina líquida com um endurecedor, fazendo o componente se solidificar. Costuma ser muito utilizado em indústrias, devido a sua resistência às máquinas pesadas e a um grande fluxo de pessoas.

Antes de adicionar um piso de Epóxi, é preciso fazer uma análise no local, verificando se o concreto tem umidade, marcas de óleo ou se conta com trincas e rachaduras. Em caso afirmativo para alguma dessas situações, é preciso resolvê-las, já que o Epóxi não adere corretamente nesses casos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O piso epóxi industrial possui uma estética muito agradável, visto que sua estrutura não tem juntas ou imperfeições, o acabamento é brilhante e liso e também pode ser aplicado com textura antiderrapante. Confira suas cinco vantagens deste tipo de piso:

  1. Tem fácil aderência em bases de concreto, cerâmica, madeira e até mesmo metal;
  2. Tem facilidade de aplicação, com secagem rápida e cura em até 24 horas;
  3. É resistente às intempéries, com a possibilidade de uso em locais abertos, já que não sofre com as ações da chuva e raios solares;
  4. O piso epóxi industrial tem baixo custo de manutenção e conservação;
  5. É seguro, devido ao efeito antiderrapante;

A principal desvantagem é que o piso epóxi risca e mancha com facilidade, exigindo alguma manutenção em locais de alto tráfego. O custo também pode ser um complicador quando comparado a outros pisos de base cimentícia.

Este piso é ideal para indústrias, galpões e estabelecimentos comerciais.

Piso industrial de concreto polido

O piso industrial de concreto polido é ainda mais resistente que Epóxi, além de apresentar alta resistência a ácaros, vazamentos e umidade. Ele é projetado para suportar os esforços e demais atividades industriais, com capacidade de distribuição de cargas entre as placas por meio das juntas, reduzindo o surgimento de trincas e fissuras.

Seu acabamento espelhado permite maior facilidade de limpeza, evita o acúmulo de poeira e outros resíduos, auxilia na impermeabilização da superfície e no escoamento de água, além de contribuir na questão estética do pavimento, com seu brilho e nivelamento perfeitos.

É bastante indicado para estabelecimentos com uma grande concentração de pessoas durante o dia.

Piso industrial vinílico

Um dos maiores destaques deste tipo de material é o design, pois o piso vinílico industrial possui linhas com variadas cores, padrões e texturas que atende às diversas necessidades de combinações para os mais variados tipos de projetos. Além disso, possui um aspecto que reproduz fielmente cores e texturas de materiais nobres como madeira e granito.

O piso industrial vinílico é recomendado para locais que precisem de uma boa aderência, porém com pouco fluxo de funcionários e clientes durante o dia. O vinílico é mais caro do que outros tipos de piso, além de ser mais frágil.

Mas sua ótima aderência, design e por ser facilmente personalizado, acaba compensando o investimento.

Piso emborrachado

O piso emborrachado é considerado uma das melhores opções para locais com um grande fluxo de pessoas durante o dia, pois oferece uma melhor sensação ao caminhar, além de ser hipoalergênico e eficiente contra som e choque.

Esse tipo de piso pode ser encontrado em diversos modelos, tamanhos para atender as necessidades de cada aplicação, seja residencial, comercial ou industrial. Alguns exemplos de aplicação comum para este material são academias, escritórios, aeroportos, trens e metrôs.

Botão Voltar ao topo