As escolas municipais participam da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de São José dos Campos, com diversas atividades que buscam promover a conscientização sobre a preservação da natureza.
Para os interessados em aprender mais sobre as espécies de aves nativas da região, o munícipio realiza a 2ª edição do Avoando SFX – Festival de Observação de Aves. Ambos os eventos serão abertos oficialmente nesta sexta-feira (27), às 18h, em São Francisco Xavier.
Com palestras e momentos de observação de pássaros, o Avoando começou na manhã desta sexta-feira e segue até domingo (29). Estudantes da EMEFI Mercedes Rachid Edwards, no distrito joseense, tiveram uma aula diferente, em meio à natureza, com binóculos para observar as aves e dinâmicas sobre a preservação ambiental.
Os 23 alunos aprovaram a experiência num dia de céu azul ensolarado e deixaram um recado: “São Francisco Xavier tem uma vibe boa para se viver e nossa escola é ótima”.
Educação ambiental
A professora de ciências Ana Luiza Muler acompanhou uma turma do 6º ano durante a aula de educação ambiental ao ar livre, mas o trabalho teve início bem antes, dentro da escola, com estudo sobre espécies de aves, confecção de origamis e monitoramento de árvores.
“É super importante os alunos participarem do Avoando, pois eles moram aqui na Serra da Mantiqueira, então devem conhecer o ambiente em que vivem, assim como as plantas e os animais”, afirmou Ana Luiza. “Ao conhecer, vão também preservar ainda mais a natureza. Além disso, nessa idade eles são curiosos e têm bastante energia. Então, poder aprender em contato com a natureza de forma dinâmica é ótimo.”
Para Rayla Fátima Francisco, do 6ºA, os estudos sobre o meio ambiente são necessários para defender a natureza, que é de todos. “Gosto muito de viver aqui, a vibe é boa, a escola e os professores também. Na atividade de hoje, usamos binóculos para observação dos pássaros, conseguimos identificar três tipos, gostei de participar.”
Programação
Além das atividades do Avoando, a rede municipal vai participar da programação da Semana do Meio Ambiente com lançamento de nova nascente no Parque Alberto Simões, no próximo dia 8.
O Museu Interativo de Ciências (MIC) vai receber exposições, palestras e oficinas de educação ambiental entre os dias 31 maio e 4 de junho. As vagas são limitadas a 30 convites em cada um dos dias de exposição, sendo possível retirar até quatro convites por CPF, que deve ser feito com 30 minutos de antecedência na portaria do MIC.
Entre os expositores estão a Fatec Jacareí, com trabalhos sobre ecologia, compostagem, microbiologia, maquetes sobre aterros sanitários, entre outros.
A Urbam também terá uma exposição ao ar livre no MIC, com peças do Museu do Lixo. Uma oficina da Recicloteca demonstrará aos visitantes a arte de confeccionar brinquedos feitos de materiais recicláveis.
O meliponicultor Reginaldo Silva vai participar com demonstração de caixa de abelhas sem ferrão. Haverá também abordagem sobre plantas alimentícias não convencionais e outras ações, como oficinas, palestras e exposições.