Na próxima terça-feira (31), às 19h, em frente à Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Toque-Toque Grande, em São Sebastião, será lançado o Projeto Conceição, que conta com filme documentário que leva o nome da obra de arte criada pela artista plástica, Isabel Galvanese, a ser inaugurada na mesma noite.
O Projeto Conceição conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant ́Anna” (Fundass), e da Paróquia de São Sebastião.
O projeto surgiu em 2020, quando a artista foi procurada pela comunidade para que criasse um painel de cerâmica em celebração à capela e ao centenário de sua construção.
No mesmo ano o projeto aprovado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural, do governo do Estado de São Paulo, também possibilitou a produção de um documentário, dirigido e editado pelo cineasta Paulo Alberton, que apresenta vários símbolos poéticos para promover a conexão entre história, religião e cultura, entre eles, os movimentos das mãos.
A trilha sonora do filme foi criada pelo músico Felipe de Souza que buscou referências em antigas partituras e conta com a participação especial de Ostinho, mestre de Fandango Caiçara.
Restauro da fachada da Capela Imaculada Conceição
Será realizada a Santa Missa em honra à Imaculada Conceição, que marca a entrega do restauro da fachada da Capela, incluindo a troca do piso do adro frontal, instalação de iluminação dramática, pintura e recuo do portão e pintura da fachada, feitas pela Fundass.
Painel em Cerâmica
A obra de arte criada por Isabel Galvanese é um painel em relevo que mede 1,90m x 0,70m, em cerâmica de alta temperatura e queimada em forno a lenha.
A peça remete a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, conhecida como a santa grávida. Em homenagem aos pescadores do bairro de Toque-Toque Grande, a artista plástica criou para a imagem uma auréola decorada com peixes.
A arquiteta Isabela Galvez, especialista em restauro de patrimônio histórico, é a responsável pelo projeto de instalação da obra de arte Conceição e também projetou a iluminação e o novo jardim para a capela de Toque-Toque Grande.
Projeto Educativo
Após a exibição para a comunidade de Toque-Toque Grande, o filme documentário será divulgado pelo Cinema na Kombi em outros bairros e nas escolas do município.
O professor Emanuel Araújo, responsável pelo projeto educativo, explica que a história da arte sacra desenvolvida no Brasil constitui importante celeiro para analisarmos como o processo de mestiçagem e, portanto, do início de uma arte brasileira, fruto do encontro de culturas tão diferentes, se constituí a partir do século XVI.