O bem inspira. Foi assim que a moradora da Vila São Benedito, proprietária do “Bandeco da Jana”, Janaína de Campos Silva, teve o intuito de passar a distribuir quentinhas em Pindamonhangaba.
Ela conta que leu na internet uma reportagem sobre o trabalho voluntário e de acolhimento que o padre Júlio Lancellotti promove na capital do Estado. Ela, logo se comoveu com a história. “Era um abrigo municipal em São Paulo, e mesmo no abrigo, as pessoas estavam morrendo de frio. Eu fiquei muito mal. No outro dia, eu passei o dia todo com aquele sentimento de culpa… Eu poderia fazer alguma coisa para ajudar”.
Comovida pela empatia e devota de São Benedito, Janaína não pensou duas vezes em colocar a mão na massa e alimentar os que mais precisam. Naquela mesma noite, há poucas semanas, o frio apertava na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). As baixas temperaturas fizeram com que a Defesa Civil do Estado emitisse alerta para proteção às pessoas mais vulneráveis.
Rede do Bem
Assim, ela decidiu passar a fazer as quentinhas com a ajuda de amigos. Uma rede de apoio foi montada com auxílio de conhecidos. Dessa forma, ela fez cinquenta marmitas para distribuição nas áreas centrais de Pindamonhangaba e também no abrigo municipal, mantido pela Prefeitura.
A atitude de Janaína foi reconhecida pela Secretaria de Assistência Social da cidade. “Lembro que a hora que o carrinho da prefeitura parou aqui no meu portão, os dois rapazes estavam tão gratos pela minha atitude. Não tem nada que me pague!” Segundo a moradora, ela fará a ação semanalmente tanto nas ruas do distrito, centro da cidade e abrigo municipal.
Atualmente, ela conta com apoio de amigos pessoais para manter a ação. Em menos de uma semana, ela arrecadou o suficiente para fazer cerca de quatrocentas marmitas.
Os interessados em colaborar podem entrar em contato com a Jana pelo telefone (12) 99640-1731.