Visando minimizar os impactos causados pela violência, a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, nesta segunda-feira (30), o CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítimas). A ação ocorre em parceria com o Governo do Estado.
Conforme os responsáveis, a iniciativa busca ser referência para atividades e políticas públicas com foco em superar os ciclos de violência e promover o reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de crimes violentos.
• Veja a galeria de fotos do evento.
O atendimento será gratuito e contará com equipe interdisciplinar para acolhimento, informação, atendimento e orientação às vitimas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça.
A unidade do CRAVI, em Pindamonhangaba, centralizará os atendimentos na rua Coronel José Antônio Salgado, Centro.
Mais sobre o CRAVI
O Centro de Referência e Apoio à Vítima é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, dando eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.
Tem como missão: ser referência para ações e políticas públicas que visam a superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de crimes violentos.
O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas de crimes violentos e seus familiares. Conta com uma equipe interdisciplinar de triagem, especializada em receber, triar e encaminhar os usuários para a rede ou serviços pertinentes as suas demandas.
Também possui uma equipe interdisciplinar de atendimento especializada em acolher, atender, informar e orientar vítimas e familiares de vítimas nos casos de crimes de homicídio, latrocínio e ameaça.
O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do cidadão exposto ao sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial e de outras ações, o programa busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos.
A assistência às vítimas auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos que proporcionam atitudes positivas frente às consequências da violência e promovem a reconstrução de laços sociais, a confiança na Justiça e o exercício da cidadania.
O CRAVI identifica os problemas enfrentados pela vítima e a direciona para tratamento no próprio centro ou nas instituições parceiras do programa.
Também incentiva e promove a criação de outros serviços de atendimento às vítimas nos municípios do estado.
O CRAVI realiza mensalmente oficinas abertas para o público sobre temas correlatos.