O domingo (29), em Caraguatatuba, foi marcado pela 23ª cerimônia “Barcos ao Mar”, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro.
A cerimônia é o pontapé inicial para a temporada de pesca do camarão, crustáceo que é a base do Festival do Camarão, que será feito de 15 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade.
A cerimônia foi conduzida pelo padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha, acompanhado pela Banda Municipal Carlos Gomes.
Ao todo, mais 400 pessoas acompanharam as bênçãos à comunidade pesqueira para um bom ano de pesca e as procissões terrestre e marítima com as imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes, padroeiros da comunidade pesqueira.
Este ano, o homenageado do ‘Barcos ao Mar’ é o pescador Luiz Antônio de Assis, que aproveitou a ocasião para agradecer o carinho de todos que participaram de sua homenagem e pedir a Deus que abençoe a pescaria, os pescadores e o Festival do Camarão.
Na avaliação da presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, após dois anos sem realizar esta cerimônia, o sentimento é de muita emoção e gratidão por estarmos vivos neste momento de pura felicidade.
“Que após essa pausa de dois anos, a pescaria seja abundante e feliz, assim como meu coração está. Desejo que Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro Pescador derramem suas bênçãos sobre a vida de todos”, declarou a presidente.
A cerimônia ‘Barcos ao Mar’ foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, por meio da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.