Nas escolas municipais de Ensino Fundamental Integral de São José dos Campos, alunos do 6º ao 9º ano aprendem sobre educação financeira com atividades práticas e dicas dentro da grade de enriquecimento curricular.
Entre as importantes lições, abordagens sobre recursos financeiros, desejos e necessidades, consumismo, lixo e sustentabilidade, responsabilidade, entre outras, ultrapassam a sala de aula.
Os projetos, com acompanhamento do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), trabalham os temas: consumo consciente, educação fiscal, educação financeira e educação empreendedora para contribuir na formação de uma geração de pessoas independentes financeiramente, aprendendo desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente.
Consumo consciente
Na Emef Ildete Mendonça Barbosa, no Parque Residencial União, os alunos do 6º ano B aprendem na sala de aula e depois compartilham com a família como usar o dinheiro de forma consciente, colocando em prática atividades vistas na aula da professora Renata Maria de Carvalho Leite, educadora há 22 anos, na disciplina de Enriquecimento Curricular há sete anos.
“A professora está nos ensinando como economizar e gastar nosso dinheiro com aquilo que realmente é necessário, e também a refletir sobre o que não é necessário, falando em sala e fazendo pesquisa de preço. Assim, quando crescermos vamos saber o que fazer com o nosso dinheiro”, conta Miguel Henrique Queiroz da Costa e Silva, de 11 anos.
“As aulas são muito boas, porque entendemos o que é desejo e o que é necessidade, como gastar menos dinheiro usando os descontos, por exemplo. Quando acompanho meus pais nas compras, primeiro eu vejo o preço e se realmente quero, aí eu peço”, diz Lara Oregon Mota, de 11 anos.
“Algumas coisas que vejo sobre consumismo na aula da professora Renata eu converso com meu pai. Gosto de comprar bolas e doces, mas quando é algo mais caro e que quero muito, vou juntando meu dinheiro. Meus pais me ajudam a guardar dinheiro e a decidir o que é melhor para comprar”, comenta Murilo Laureano da Silva, 11 anos.
Preparando para o futuro
“A ideia das aulas e projetos é que eles pensem antes de fazer escolhas, considerando que são cidadãos do mundo. As crianças têm preocupação com a preservação ambiental e com o futuro, aqui ensinamos que sonhos podem ser realizados com planejamento e ações consciente”, explica a professora Renata.
As aulas de educação financeira visam ainda orientação em relação a um consumo consciente no desenvolvimento social, econômico e cultural a partir de informações que contribuem para a compreensão do consumo, direitos e responsabilidades e têm acompanhamento da equipe do Cedemp.
“Os professores já viam as necessidades dos alunos em aprender sobre o dia a dia, então conseguimos aproximar as necessidades do cotidiano com os temas da sala de aula. A gente trabalha sobre dinheiro, o consumo, como somos impactados pela publicidade, para despertar o interesse dos alunos em participar das aulas de forma significativa”, explica Josiane Saboia Oliveira Neri, orientadora de ensino do Cedemp.
“O mesmo assunto pode ser abordado em várias vertentes de acordo com as estratégias utilizadas pelos professores, sempre de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com o currículo da rede municipal”, frisa Josiane.