Abrindo a semana do Meio Ambiente, a prefeitura de Pindamonhangaba discutiu o Programa de Universalização Rural e Integração do Saneamento do Vale do Paraíba que tem como objetivo garantir a compreensão de que os serviços de saneamento estão diretamente ligados a qualidade de vida e à proteção dos ambientes rurais. A iniciativa vai ao encontro do trabalho que o município tem desenvolvido na área nos últimos anos.
O programa está sendo desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e visa construir um diagnóstico e plano de saneamento rural para os 39 municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, no trecho do Estado de São Paulo.
Uma das formas de levantamento de dados é a análise de banco de informações, realização de oficinas participativas e visitas a campo. Por meio das oficinas e das visitas, será possível ouvir os moradores sobre suas visões a respeito do saneamento de suas comunidades.
As oficinas participativas vão ocorrer entre junho e setembro. E as visitas técnicas vão ocorrer entre novembro de 2022 e março de 2023. O calendário completo está disponível no site www.purisvp.com.br.
PROGRAMAÇÃO
No dia 2 (quinta-feira) haverá doação de mudas na praça do Cisas em Moreira César, a partir das 9 horas; no dia 3 (sexta-feira), a doação acontece no shopping Pátio Pinda, a partir das 10 horas; dia 4 (sábado), no Parque da Cidade, a partir das 9 horas.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que a doação de mudas vai ocorrer até acabarem as plantas destinadas para o dia. No ato da retirada, serão entregues mudas de acordo com a característica do imóvel do munícipe.
Ainda dia 4 (sábado) terá um dos eventos mais aguardados da Semana do Meio Ambiente, as visitas monitoradas às trilhas do Parque do Trabiju. Haverá grupos saindo às 8h, 9h, 10h e 11 horas.
No dia 6 (segunda-feira) terá plantio de árvores com alunos da escola municipal Julieta Reale, no Castolira, às 10 horas.