A cidade de Pindamonhangaba (SP) volta a ser palco de mais uma disputa do Paulista Off-Road. No dia 11 de junho, o município recebe a terceira etapa da temporada 2022 – que já passou por São Luiz do Paraitinga (abril) e São Carlos (maio). Para este grid, espera-se reunir cerca de 50 veículos e manter o hábito de atrair pilotos e navegadores de outros estados, que buscam por provas de alto nível técnico e competitividade acirrada. O evento é composto pelas categorias Super Máster, Graduado, Turismo e Turismo Light.
A movimentação do Paulista Off-Road começa na sexta-feira (10), a partir das 17h, com a abertura da secretaria de prova no Shopping Pátio Pinda, localizado na Rua Alcides Ramos Nogueira, 650. Este é o momento em que os participantes confirmam presença e retiram os adesivos para os carros. O briefing – reunião para o alerta dos principais avisos sobre a etapa – está programado para às 19h30.
No sábado (11), a secretaria será reaberta às 7h, mas em novo local: no Parque da Juventude (ao lado do Aeroclube de Pindamonhangaba), onde também acontece a largada para a competição, com o primeiro carro recendo o sinal verde às 10h. A chegada também será neste mesmo lugar, prevista para às 14h.
O prova terá aproximadamente 140 quilômetros – com 90 quilômetros de trecho cronometrado –, e passará por uma pista que foi construída para o Paulista do ano passado. “Estamos readequando a área para receber novamente a nossa disputa. É um espaço onde conseguimos colocar médias de velocidade mais justas, balaios e fazer pilotos e navegadores aprenderem e treinarem o rali de regularidade a nível hard”, diz o diretor geral do evento, Clayton Prado. “Teremos em torno de 40 quilômetros de percurso nessa área, na qual as duplas serão bastante exigidas”.
Já a maior parte do roteiro passará por dentro de propriedades particulares destinadas à eucalipto. Entre os obstáculos, haverá subidas e descidas, travessias de rios e muitas curvas em setores mais travados. A paisagem da região será um espetáculo a parte, uma vez que privilegia as montanhas do Vale do Paraíba.