A Defesa Civil de Ilhabela iniciou, neste mês de junho, a “Operação Estiagem” que vai até o dia 30 de setembro. A ação visa diminuir os focos de incêndio no estado, erradicar práticas irregulares do uso de fogo, reduzir a emissão de gases de efeito estufa advinda da queimada, e entre outros.
A operação é dividida em três fases: verde (janeiro a março; novembro e dezembro), amarela (abril e maio) e vermelha (junho a outubro). Em meio a esse período, serão aplicados planos de contingência de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil).
Nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA) e pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências 24 horas por dia da Defesa Civil do Estado. Ademais, dependendo das dimensões do incêndio, a Defesa Civil do Estado se propõe a contratar empresas para combate aéreo.
A Prefeitura de Ilhabela investiu em equipamentos para os agentes da Defesa Civil da cidade.
Foram entregues roupas próprias e capacetes para combate a incêndios florestais, capacetes de segurança, macacões de aramida, luvas de temperatura, balaclava, mochila de hidratação, lanternas, cabos, cadeira de rapel e mosquetão.
“Quando assumimos a Prefeitura, encontramos a Defesa Civil sem equipamentos básicos de EPI (equipamentos de proteção individual), fundamentais para atender as ocorrências, então desde o início, a administração vem investindo e capacitando os agentes com cursos e equipando a equipe”, declarou o Prefeito Toninho Colucci.
Em casos de emergência, ligue para a Defesa Civil nos telefones 199 ou 3896-2802.