publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

4 erros muito comuns ao usar o shampoo

A saúde do seu cabelo pode começar pelo uso do shampoo. Saiba como higienizar corretamente seus fios

(Foto: divulgação)

Para ter o cabelo saudável, são necessários diferentes cuidados que começam, inclusive, na lavagem ao usar o shampoo corretamente nos fios. O produto tem a função de higienizar o cabelo e o couro cabeludo, deixando-os limpos e com as cutículas abertas para receber tratamento.

Por isso, para ter bons resultados, deve-se ir além de somente jogar shampoo no cabelo, movimentar e retirá-lo logo após. A aplicação correta do produto faz toda a diferença para a manutenção capilar.

Aprenda a usar o shampoo da maneira ideal
A seguir, destacamos quatro erros que as pessoas cometem na aplicação do shampoo:

1 – Pouca água no cabelo
Ao usar o shampoo, o cabelo deve estar completamente molhado, a fim de que o produto consiga se espalhar bem entre as madeixas, para eliminar as impurezas e oleosidade da raiz.

Além disso, é imprescindível lavar os cabelos com água de morna para fria. A alta temperatura também colabora para o ressecamento dos fios.

2 – Shampoo em todo o comprimento
Para começar a higienização correta, é preciso usar o shampoo onde gera mais oleosidade: na raiz. Aplicar o produto em todo o comprimento, inclusive nas pontas, influencia no ressecamento dos fios, ocasionando dificuldade ao desembaraçá-los e quebrar.

Por isso, aplique o shampoo somente na raiz e deixe a água da lavagem levá-lo para o resto do comprimento.

3 – Não variar no tipo de shampoo
Também é ideal escolher o produto adequado para as necessidades do fio, pois cada um é formulado para necessidades específicas. Por isso, entender a situação do cabelo, o ambiente em que ele está e seu tipo de fio ajuda a escolher o melhor produto para cada época (no calor, no frio, se está com química, etc.).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

4 – Excesso de lavagem
Lavar o cabelo constantemente também colabora no ressecamento dos fios. Afinal, o shampoo tem poder limpante, logo, seu uso constante leva à limpeza da camada protetora das cutículas. Contudo, um grande intervalo entre as lavagens resulta no acúmulo de impurezas e oleosidade no couro cabeludo e na raiz, causando coceiras e irritações.

A massagem na aplicação também influencia
Para massagear os fios durante a lavagem, são necessários movimentos circulares e suaves, sem muita força, para não machucar o couro cabeludo. Esfregar o produto no cabelo com força, usando as unhas, pode lesionar a região, além de friccionar os fios e por a perder todo o processo correto ao usar o shampoo adequadamente.

Botão Voltar ao topo