Caçapava volta a ter neste ano as ruas enfeitadas com os tradicionais tapetes coloridos para as celebrações de Corpus Christi, após dois anos sem a realização da tradicional procissão pelas ruas da cidade, em razão da pandemia.
Serão três quilômetros de ruas enfeitadas para a procissão nesta quinta-feira, dia 16. A confecção dos tapetes conta uma equipe de cerca de mil voluntários. De acordo com a organização do evento, são esperadas dez mil pessoas para as celebrações.
A saída do cortejo religioso está marcada para 17h, do Santuário de Santo Antonio, na Vera Cruz. Depois, segue pela rua Santo Antonio, Av. Dr. José de Moura Resende e Ladeira São José, até a Igreja Matriz de São João Batista, onde haverá uma parada para bênção solene.
A seguir, percorrerá as ruas Marquês do Herval, Treze de Maio e Capitão Carlos de Moura, contorna a praça de São Benedito e vai até o Campo do Padre, onde será realizada a missa solene de encerramento. O horário previsto de início da missa é 18h.
A tradição de enfeitar as ruas da cidade para procissão de Corpus Christi teve início em Caçapava em 1963. De lá para cá, tornou-se uma das maiores celebrações da data na região.
Nos últimos dois anos, durante as restrições impostas pela pandemia, as celebrações ocorreram apenas de forma simbólica, com um enfeite na frente da Igreja Matriz.
Segundo o Diácono Adonis Souza Pinto, que participa da organização do evento, os dois anos de pausa foram desafiadores mas, com a participação das paróquias, está sendo possível a retomada das celebrações da mesma forma que sempre foram realizadas. “É um trabalho em unidade. O pessoal está animado”, disse ele.
Atualmente, Caçapava conta com a reunião de seis paróquias na organização dos enfeites: Nossa Senhora D´Ajuda, São Pio X, Santo Antônio de Pádua, Nossa Senhora da Boa Esperança, Paróquia do Menino Jesus e de São José Operário. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caçapava.