Os alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Padre Mário Antônio Bonotti, estão em uma nova experiência nova no primeiro semestre do ano, em ‘parceria’ com o Jornal Tribuna do Norte.
A professora Catarina Camargo dos Santos, responsável pela turma, levou para os alunos um texto enigmático, da coluna “Proseando”, escrita por Maurício Cavalheiro. À princípio, a intenção era trabalhar a leitura e a interpretação do texto, a ampliação do vocabulário com expressões menos conhecidas das crianças, como “franzir o cenho”, as relações familiares, a tecnologia e o excesso das telas em nossas vidas. Porém, o texto “Dentadura não morde” foi tão bem recebido pelos alunos que eles, além de decifrar o enigma proposto pelo autor, queriam saber mais sobre as personagens citadas.
Como o colunista disponibilizou o seu whatsapp, para o envio das respostas, os alunos aproveitaram essa oportunidade para se comunicar o autor e ficaram surpresos e felizes ao receberem o retorno, tanto para suas respostas, quanto às curiosidades sobre o texto. Esse contato virtual foi tão positivo que o Maurício Cavalheiro, gentilmente, continuou a história “Dentadura não morde – parte 2”, respondendo às curiosidades dos estudantes e colocando-os também como personagens.
Os alunos receberam um exemplar do jornal e, pouco a pouco, foram se “localizando” e curtindo sua “famosidade”. Como disse o aluno Vitor Gabriel, “esta será a minha última noite de sossego, pois a partir de amanhã, a minha família vai me pedir autógrafo, pois eu ‘apareci’ no jornal”.
Além disso, o próprio autor foi até a escola bater um papo com os alunos e presenteá-los com um cordel de sua autoria. A professora Catarina surpreendeu-se com a repercussão: “foi muito além de uma interpretação textual e dos muros da escola, estimulando os alunos, inspirando os pequenos leitores e, quem sabe, futuros escritores”.
A partir dessa primeira experiência, os estudantes começaram a se interessar pelas publicações do jornal, esperando pelo momento ‘livre’, em sala de aula, a fim de lê-las. O periódico passou a fazer parte da rotina escolar, pois eles se informam sobre as questões de saúde, acompanhando o calendário de vacinas e os casos da Covid-19, conhecem histórias antigas da cidade, como os meninos carreteiros do Mercado Municipal (descobriram que o marido da professora tinha sido um deles, inclusive), estudam sobre as medidas de temperatura, conferindo a previsão do tempo, se planejam para o lazer com suas famílias, com as dicas de eventos publicadas.
“Qual é a boa do final de semana?”, indaga a aluna Marina. Desvendam mais enigmas do Maurício Cavalheiro e até fizeram ‘arte’ com massinha sobre um de seus contos e se sentem famosos quando aparecem na coluna ‘Sociai’”, como os aniversariantes da semana.
Eles também se desafiaram como escritores, produzindo poemas e participando do Concurso Cultural em comemoração aos 140 anos do jornal. Não foram selecionados como finalistas, mas se divertiram tentando, como disseram os alunos Arthur e Ana Luiza. Inclusive, a mãe da Ana Luiza, Sra. Ellen, comentou: “Adoramos ter participado, não vai faltar oportunidade para tentarmos de novo!”
Os estudantes também ficaram surpresa ao receberem a edição histórica 001 da Tribuninha. O periódico infantil foi um sucesso digno de aplausos, fotos e troca de mensagens com a Fundação Dr. João Romeiro – autarquia municipal responsável pelo jornal. Em breve será marcado um encontro com a equipe do jornal.
Os estudantes também gostam de fazer os passatempos do Francisco Machado – aprenderam brincando sobre a dengue e os animais do Trabiju, e conheceram a história do fundador Dr. João Romeiro.
A equipe da escola ainda agradeceu aos colaboradores do Jornal Tribuna do Norte/Tribuninha, pela dedicação ao trabalho.