publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

IPVA atrasado? 3 dicas para se reorganizar

Aprenda como consultar, pagar e se organizar para evitar os riscos do não pagamento do IPVA

(Foto: divulgação)

O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) destina-se às pessoas que possuem carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros. Ele deve ser recolhido anualmente no começo do 1º semestre e o não pagamento dessa taxa pode trazer várias consequências.

O que acontece se atrasar o pagamento?
O governo acrescenta multa e juros em cima do valor da dívida, e a longo prazo, pode se transformar em uma bola de neve. No Estado de São Paulo, por exemplo, deixar de realizar o pagamento do imposto gera uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora – taxa cobrada pelo atraso do pagamento de crédito durante um período – com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto.

A inadimplência desse tipo de imposto também leva o cidadão a contrair uma dívida ativa, um cadastro dos governos (estadual, municipal e federal), que lista dívidas públicas como o próprio IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.

Com tantas taxas e contas para serem pagas, é compreensível que a organização seja mais difícil e existam alguns débitos em aberto. A boa notícia é que, no caso do IPVA, é possível regularizar a situação e ficar em dia com o governo. E para te ajudar com essa tarefa, trouxemos 3 dicas importantes para a sua organização e para o pagamento desse imposto, confira abaixo.

1. Fazer um empréstimo
Dependendo das condições, um crédito para quitar dívidas é uma alternativa inteligente desde que seja realmente vantajoso. Nesse caso, é sempre válido comparar taxas e condições de pagamento, a fim de evitar ainda mais dívidas.

Existem alternativas de crédito saudáveis que podem te ajudar a organizar o orçamento, como o caso empréstimo com garantia. Nessa modalidade, é possível utilizar o seu próprio veículo como garantia de pagamento e aproveitar taxas menores e prazos mais flexíveis. Essa linha é oferecida por bancos e por fintechs, companhias de tecnologia especializadas em finanças, que buscam flexibilizar o processo de contratação e melhorar os serviços.

2. Parcelar o IPVA
Se planejado, o pagamento à vista te garante, na maioria dos estados, um desconto muito vantajoso de até 10%, porém se você não tem condições de realizar o pagamento em uma única vez, é possível escolher outra opção, como parcelar o IPVA.

  1. Colocar o valor do IPVA no seu planejamento

Se programar para o planejamento é a melhor forma de evitar problemas. Sempre se lembre de adicionar esse imposto no seu planejamento financeiro.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O atraso do pagamento pode implicar em sérias consequências fiscais e atrapalhar a sua vida, por isso, vale de organizar.

Botão Voltar ao topo