O esporte abre portas para o novo, derruba barreiras e também promove superação na vida pessoal e profissional. A prova viva de todos esses elementos, é o sr. José Hermínio Nicoleti, capitão do time de vôlei adaptado de Pindamonhangaba. Após perder a esposa e enfrentar problemas de saúde, ele encontrou na prática esportiva a motivação que precisava para mudar a realidade.
Formado em Educação Física e também Engenharia, ele foi atleta da cidade, ainda na juventude. Disputou partidas em duas modalidades: voleibol e basquete. Mas, com os afazeres da vida adulta, deixou de lado a prática esportiva para dedicar-se ao trabalho e à família.
Há cerca de sete anos, ele retornou às quadras. Aos 64 anos, ele descobriu o vôlei adaptado e passou a empenhar-se na modalidade. Neste mesmo período, ele enfrentou duas cirurgias. Uma delas, delicadíssima, no coração. Porém, o impacto mais árduo estava pela frente: a perda da esposa com quem construiu um casamento por mais de quatro décadas.
Foi nesta fase, que Nicoleti agarrou-se ainda mais no esporte como meio de superar todas as adversidades da vida. Atualmente, ele se prepara para a 33ª edição do JOMI (Jogos da Melhor Idade). Desta vez, com a disputa em casa, os amigos e familiares poderão acompanhar sua garra dentro e fora das quadras.