São José dos Campos levará uma delegação com 72 pessoas, sendo 58 atletas e 14 membros de comissão técnica e de apoio, para a disputa da fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), que serão disputados de 8 a 13 de julho em Pindamonhangaba.
Das 14 modalidades em disputa na competição, São José terá representantes em 10: atletismo, bocha, coreografia, damas (masculino e feminino), dominó masculino, natação, tênis (categoria B feminino), tênis de mesa (categoria A masculino e categoria C feminino), voleibol (categoria B masculino e feminino) e xadrez feminino.
Os dois primeiros colocados de cada modalidade da fase regional se classificaram para a fase estadual. Só não alcançaram classificação as equipes de malha, dança de salão, buraco e truco.
As competições serão disputadas em cerca de 10 locais – entre centros esportivos, ginásios, piscinas e outros equipamentos esportivos. Serão 14 modalidades masculinas e femininas para atletas com 60 anos ou mais.
Ao todo, o município vai receber mais de 2.500 pessoas, entre atletas, comissão técnica e dirigentes de 178 cidades do interior do Estado de São Paulo.
São José dos Campos é o atual campeão regional dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), em sua 24ª edição, título conquistado no último mês de março, em Campos do Jordão. Foi a 10ª conquista joseense na competição, a terceira seguida. A fase regional do JOMI reuniu 33 cidades do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, região mogiana e Guarulhos.
As equipes competem com toda a estrutura de apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. A cidade tem um título estadual dos Jogos, conquistado em 2007.
Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Social, com objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar da população idosa.