Fazer parcerias no Instagram é o caminho que muitos influenciadores digitais têm feito para ganhar mais visibilidade nas mídias sociais. E, com isso, aumentar seu faturamento com essa rede social.
Desse modo, não é de se espantar que você, assim como milhares de outras pessoas, também queiram fazer o mesmo. Ou seja, se tornar influenciadores digitais para promover produtos ou serviços por meio de uma parceria. E, assim, gerar renda fazendo aquilo que amam.
O fato é que o Instagram é uma rede social que ganhou popularidade entre as marcas. Nos últimos anos, a plataforma alcançou mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, esse número atingiu a incrível marca de 70 milhões.
Então, se você é um instagrammer em expansão e deseja conseguir parcerias com marcas, o Instagram é o lugar. Mas, como conseguir parcerias no Instagram? O que fazer para chamar atenção das empresas mesmo quando se tem pouco seguidores?
Nesse artigo, mostraremos tudo o que precisa saber para conseguir fazer parcerias no Instagram. Além disso, também revelaremos o que grandes influenciadores digitais têm feito para conseguir parcerias nessa rede social. Confira!
Parcerias no Instagram – O que é e como funcionam?
As parcerias no Instagram são formas de divulgação de produtos ou serviços de empresas no Instagram a partir de um acordo feito entre as partes.
Basicamente, uma parceria entre influenciadores e empresas pode funcionar de diferentes maneiras:
- Participação em eventos – quando marcas contratam influencers para participar de eventos promovidos por ela.
- Experimentar produtos – O famoso “recebidos” é quando uma marca envia uma amostra do seu produto para o influenciador testar e divulgar sua opinião em seu perfil.
- Co-criação – quando empresas convidam influenciadores para participarem da criação de produtos. Nesta relação a marca se encarrega do custo operacional e o influenciador entra com seu nome e autoridade.
- Representante da marca – Nesse acordo, o influenciador se torna embaixador da marca. Ou seja, ele participa de campanhas e eventos publicitários de lançamento da marca.
- Viagem patrocinada – Influenciadores do nicho de viagem podem fazer parcerias realizando viagens patrocinadas por empresas para promoção de destinos ou serviços no ramo.
Quais são os tipos de parceria no instagram?
As parcerias são uma das estratégias de divulgação que as empresas mais adoram. Sobretudo por se tratar de um marketing relativamente mais acessível, eficaz e memorável em relação às formas tradicionais de publicidade.
Por isso, cada vez mais influenciadores são procurados por elas para firmar esse tipo de vínculo. Influenciadores como Nina Secrets, Juliente Freire (ex-bbb), Carlinhos Maia, Virginia Fonseca e Gkay são apenas alguns entre os milhares que conseguem faturar muito com parcerias no Instagram. Como?
Dependendo dos objetivos e benefícios da campanha, as parcerias com esses influenciadores podem ser feitas através de permuta. Ou então por meio do pagamento de comissões e até com pagamento de um valor em dinheiro. Tudo é discutido e acertado antes da assinatura do contrato de parceria.
Quanto ganha uma parceria no Instagram?
Um dos principais fatores para se buscar parcerias no Instagram está relacionado ao ganho que essa estratégia proporciona.
De modo geral, o valor que um influencer ganha com parcerias vai depender de dois fatores principais:
- A quantidade de seguidores que ele possui
- E quanto de engajamento o seu perfil consegue gerar
Para gerar uma boa interação com o público, é importante traçar um perfil estratégico, com biografias atrativas e frases bem planejadas, como, por exemplo, uma legenda para foto sozinha, se for o caso de uma influenciadora. Normalmente, inserir perguntas nas legendas estimula a resposta de seguidores.
Dito isso, o valor estimado que uma parceria pode oferecer para micro influenciadores é de R$15 mil. Se enquadra neste grupo quem possui entre 10 mil e 20 mil seguidores em seu perfil no Instagram.
Já para os considerados médios influenciadores, com 20 mil a 200 mil seguidores, o valor estimado é de R$30 mil.
Agora, se você for um mega influencer, ou seja, possuir mais de 1 milhão de seguidores, a história é outra. Nesse caso, o valor estimado é de R$500 mil.
Lembrando que essa é apenas uma estimativa. Dependendo do número de seguidores ou do engajamento, você pode ganhar menos ou mais do que os valores acima.
Como conseguir parcerias no Instagram?
Agora que já sabe o que é e como funcionam as parcerias, deve estar querendo saber como procurar parcerias no Instagram, certo?
Pois bem, existem algumas ações básicas que você pode adotar para conseguir uma parceria de sucesso no Instagram. E a primeira delas é:
Defina seu nicho
Para se tornar popular e elevar seu engajamento você precisa se associar a algo específico. Portanto, definir um nicho antes de qualquer coisa é importante.
Atenção para estética do seu feed
Não basta se preocupar apenas com o conteúdo que posta. A estética geral do seu feed também é importante. Quanto mais específico e único for o estilo das suas postagens, mais fácil será para atrair seguidores e marcas. Mas, lembre-se de manter a coerência.
Conheça seu público
Quanto mais conhecimento tiver sobre seu público, mais fácil será convencer uma marca a fazer parcerias com você.
Para isso, você deve reunir informações básicas do seu público como idade, ou então localização geográfica, sexo, posts que mais curtem. E até os horários que estão mais ativos. Quanto mais informações reunir melhor.
Amplie sua base de seguidores
Como vimos acima, quanto mais seguidores tiver, maior será sua chance de firmar parcerias no Instagram. E também faturar muito mais com isso.
Sendo assim, procure adotar estratégias que possam elevar sua base de seguidores. O uso de hashtags, por exemplo, são úteis nesse caso. Procure usar hashtags mais relevantes e não muito amplas. Além disso, tenha cuidado para não usar hashtags banidas ou quebradas.
Você também pode investir na compra de seguidores reais. Isso ajuda a ampliar de forma instantânea sua base de seguidores e atrair marcas para o seu perfil.
Marque as empresas em suas publicações
Você já definiu sua marca, conhece seu público e já postou algumas publicações relevantes em seu perfil. Agora, chegou o momento de chamar a atenção das marcas que desejam fazer parceria.
Para isso, nada melhor do que marcas as empresas em suas publicações. Uma dica é não começar marcando grandes empresas.
Lembre-se que você está iniciando, então o ideal é marcar pequenas empresas que já viu no Insta. Embora o retorno financeiro que elas oferecem seja menor, elas estão mais abertas a divulgar sua marca.
Além disso, a concorrência aqui é menor, o que lhe proporciona mais chances de sucesso nesse tipo de parceria. À medida em que for se consolidando no Instagram, pode investir em parcerias com empresas maiores.
As pessoas também querem saber:
- O que é uma parceria via Direct?
As parcerias via Direct geralmente são acordos firmados com pessoas que geralmente tem menos seguidores, mas são influentes em suas cidades. Nesse caso, o acordo é feito em troca de serviço no modelo de permuta.
- Como fechar parcerias no Insta?
Para fechar parcerias no Instagram uma dica é usar as funcionalidades da plataforma. Além disso, você também pode usar o direct para enviar uma mensagem de apresentação para a marca que deseja fechar parceria.
Conclusão
Portanto, vimos nesse artigo o que é e como funcionam as parcerias no Instagram. Além disso, você também ficou por dentro do quão relevante e financeiramente promissor são essas parcerias para os influenciadores digitais.
Mas, para conseguir firmar parcerias de sucesso no Instagram é preciso contar com muitos seguidores. Além disso, contar com muitas curtidas é algo que ajuda no engajamento, fator também essencial para conseguir parcerias no Instagram.