publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parque Vicentina Aranha celebra mês do aniversário de São José com programação espec

Exposição, apresentações musicais, cinema, contação de histórias, lançamento de livro, feira de artes, praça de alimentação e muitas atividades compõem a programação

(Foto: Divulgação)

Para celebrar os 255 anos de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha preparou uma programação especial durante o mês de julho.

A comemoração tem início a partir deste sábado, dia 16, com a abertura da exposição Campo de Girassóis, uma homenagem do grupo Bordando no Vicentina aos 255 anos da cidade. Com participantes de todas as idades, o grupo se reúne há sete anos no Parque Vicentina Aranha, fortalecendo e perpetuando a arte do bordado livre.

Do olhar atento e curioso das artistas bordadeiras às mudanças das paisagens urbanas, surgiu a inspiração de “bordar a cidade”. Na mostra, serão expostas 20 obras (medindo 40cm x 50cm cada uma), 15 bastidores pequenos ornamentais e imagens que inspiraram os trabalhos, por meio dos registros feitos por Dayse Campos. A visitação acontecerá até o dia até 31 de julho.

Festival de Inverno

Seguindo as celebrações, entre os dias 22 e 24, será realizado o primeiro Festival de Inverno do Parque Vicentina Aranha, com a presença de artistas convidados renomados em apresentações que acontecerão em diferentes espaços do Parque, como o Bambuzal, o Pavilhão Marina Crespi e a Capela Sagrado Coração de Jesus.

No dia 22 (sexta-feira), às 19 horas, o Conjunto Aguará apresentará “Retratos do Choro Valeparaibano”, uma visita à história desse gênero musical, em frente ao Pavilhão Central.

No dia 23 (sábado), às 11 horas, a violoncelista americana Catherine Bent apresenta um concerto que coloca o violoncelo como protagonista em um repertório de Choro, acompanhada pelo violonista de 7 cordas Franco Galvão. Também no sábado, às 17 horas, o Quarteto Vento Novo, composto por flautistas e saxofonistas de São José dos Campos, fará a apresentação “Do Brasil”, com canções de compositores como Tom Jobim, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros.

O audiovisual também estará presente no Festival de Inverno, com a exibição do premiado “King Richard: Criando Campeãs” no Cinema ao Ar Livre, às 19 horas. O filme biográfico é inspirado na história de Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams. Na ocasião, haverá uma ação especial para os participantes, com distribuição de brindes.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Encerrando o festival, no dia 24 (domingo), às 10h30, o Parque Vicentina Aranha receberá o violonista e compositor Marcel Powell. No show “Só Baden”, Marcel apresentará releituras de clássicos compostos pelo pai Baden Powell, como “Berimbau”, “Samba em Prelúdio”, “Astronauta”, “Tempo Feliz”, entre outros clássicos. E, às 18 horas, o Quarteto Bem Te Ouvi, formado por integrantes e chefes de naipe da Orquestra Comunitária de São José dos Campos, se apresentará na Capela do Parque.

255 anos de São José dos Campos

No dia 27 de julho (quarta-feira), aniversário de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha promoverá uma série de atividades.

No período da manhã, às 9 horas, o historiador David de Albuquerque conduzirá uma Visita Mediada pelo Parque, contando a história de um dos principais pontos turísticos da cidade, patrimônio quase centenário. Das 10 às 12 horas, o projeto Embaixada da Natureza, idealizado pelo engenheiro florestal Rogério Mazzeo, realizará a atividade Escalada em Árvores, para crianças de 4 a 11 anos.

Também a partir das 10 horas, tem início a edição especial da Feirinha de Artes Vicentina, com uma variedade de produtos originais produzidos por artistas da região.

Às 14 horas, o Modo Brincar entra em ação para deixar a comemoração ainda mais divertida, com atividades de recreação e lazer, brincadeiras antigas e tradicionais, além de jogos integradores. Às 16 horas, a Biblioteca ao Ar Livre recebe a escritora Beatriz Borges para o lançamento do livro infantil “Minha avó é uma Arara”, com contação de histórias, seguida por uma sessão de autógrafos.

Encerrando a programação, às 17 horas, um tributo ao Charlie Brown Jr., com a presença do integrante-fundador Marcão Britto, vai marcar os 30 anos da banda, que encerrou suas atividades em 2013, e foi apontada como uma das bandas de rock brasileira mais ouvida no exterior. O show será conduzido pela banda joseense Bocas Ordinárias, com um repertório que consolida três décadas de sucessos.

Durante todo o período, os frequentadores do Parque Vicentina Aranha contarão com uma praça de alimentação com burgers, sanduíches BBQ, sucos naturais, milkshakes e açaí.

Mais informações

Informações detalhadas sobre cada atividade podem ser consultados no site do Parque Vicentina Aranha (www.pqvicentinaaranha.org.br) ou no caderno de programação de julho (https://bit.ly/VicentinaJUL22).

Botão Voltar ao topo