O novo Museu Náutico de Ilhabela recebeu 6.386 visitantes desde que foi inaugurado no dia 13 de julho há quase duas semanas.
Localizado no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade, o local tem como intuito contar um pouco da história da Ilha por meio dos naufrágios que ocorreram nos mares do arquipélago nos séculos XIX e XX.
O Museu exibe uma coleção de peças provenientes de naufrágios, principalmente do Príncipe de Astúrias, conhecido como o “Titanic” Brasileiro, que naufragou nas águas de Ilhabela em 1916. Um dos destaques é a exposição sobre os naufrágios, resultado da recente pesquisa do historiador e arqueólogo Plácido Cali, que traz novos dados e imagens dos naufrágios e organiza as informações com base em documentação recolhida em diversos arquivos, tanto nacionais quanto internacionais.
O espaço conta ainda com 21 painéis com informações e imagens de as ocorrências de naufrágios catalogados e um painel de seis metros com a linha do tempo indicando a ruína de embarcações na costa do arquipélago desde 1825 até 1990, além de apresentar a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, datado de 1900 e maquetes de embarcações.
Serviço: O Museu Náutico de Ilhabela fica localizado na Praça Coronel Julião, 115, na Vila, centro histórico da cidade e está aberto à visitação, gratuitamente, de segunda a quinta-feira, das 10h às 18h e de sexta à domingo, das 10h às 21h.