2022 tem sido um ano bem movimentado e com resultados inesperados quando se trata de cinema. Alguns filmes, como Everything Everywhere All at Once, ganharam o público sem muita divulgação. Outros, como Top Gun, contaram com a nostalgia dos espectadores para capturar a atenção da audiência. Homem Aranha – Sem volta para casa, por sua vez, empolgou com as participações especiais e o avanço da fase 4.
Alguns dos filmes que saíram este ano, inclusive, possivelmente se tornarão temáticas nos jogos de cassino ao redor do planeta, como já aconteceu com o clássico Zorro, Jumanji e vários outros. Assim, estes são os 5 melhores filmes para quem quer escolher algo de grandes aventuras de ação a pequenos filmes do gênero indie.
1. The Batman
O Batman é um dos personagens de quadrinhos que mais deu origem a sagas cinematográficas. E o reboot de Matt Reeves não deixou nada a desejar. O Cavaleiro das Trevas não é tão ousado quanto poderia ser, mas com certeza é elegante.
Um mistério longo e lento na veia dos Sete de David Fincher, The Batman infunde uma história familiar com belas imagens sombrias e performances magnéticas das estrelas Robert Pattinson e Zoë Kravitz.
O diretor Matt Reeves dirigiu mais do que alguns bons filmes, e sua visão neo-noir e única do Batman é uma excelente adição para a lista. Agora devemos esperar por uma sequência para se materializar, reunindo todos que fizeram deste um dos melhores filmes do ano.
2. Red: Crescer É uma Fera
É difícil olhar para trás com carinho para os anos dolorosamente estranhos do ensino médio, mas Red: Crescer É uma Fera da Pixar considera os altos e baixos tumultuados do início da adolescência sem vacilar e com uma quantidade surpreendente de amor. Domee Shi, que dirigiu o curta Bao da Pixar de 2018, faz sua estreia nos cinemas com este filme único que envolve magia peculiar, especificidade cultural e, acima de tudo, um amor absoluto pela juventude em toda a sua glória confusa.
A Pixar certamente merece algum crédito por abraçar uma heroína não loira e sem olhos azuis em um momento em que a representação é tão carente na tela grande. Mas merece muito mais crédito por fazer a situação de Meilin parecer tão universal.
3. Top Gun: Maverick
“A sequência foi muito melhor que o original” não é algo que os fãs de cinema dizem ou ouvem com frequência, mas é verdade no caso de Top Gun: Maverick, uma sequência 36 anos depois da ação de 1986. filme que deu a Tom Cruise a necessidade de velocidade. Cruise está de volta como Pete “Maverick” Mitchell, o piloto de testes da Marinha que continuamente faz jus ao seu nome quebrando regras, desrespeitando superiores e traçando seu próprio curso.
Maverick é um filme de ação intenso onde os atores realmente estão pilotando aviões e se filmando nos cockpits. Mas o filme é mais interessante e mais satisfatório por seus elementos emocionais. Isso inclui uma saudação emocionante (e um adeus prematuro) a Val Kilmer, visivelmente doente, que também estrelou Top Gun.
4. Pânico 5
Já faz mais de uma década desde que Pânico 4 chegou aos cinemas e, desde então, Wes Craven – que dirigiu todos os filmes anteriores da série – morreu. Outra sequência poderia ter sido um desastre.
Felizmente, Pânico 5 foi feito pelos diretores Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin com o objetivo principal de ser algo de que Craven se orgulhasse – e eles alcançaram essa missão. Os membros do elenco de Legacy Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette são acompanhados por recém-chegados excepcionais como Jack Quaid, Jasmin Savoy-Brown e Jenna Ortega.
Este é um filme de terror divertido e que entretém. Mas o mais importante também está presente: parece um filme de Pânico. O sexto filme já foi encomendado, e a isso dizemos: com certeza sim.
5. Everything Everywhere All At Once
Aperte o cinto e prepare-se para o filme mais alucinante e delirante da primavera – e também uma das histórias de sucesso mais desconhecidas da temporada. Dirigido pelos “Daniels”, este filme é muito melhor dos dois filmes com tema de “multiverso” atualmente em exibição nos cinemas.
A sempre maravilhosa Michelle Yeoh estrela como uma imigrante sino-americana colocada à beira de uma crise existencial. Em seguida, o filme faz um desvio de ficção científica quando a Evelyn de Yeoh é distorcida em uma série de realidades alternativas que oferecem a ela a esperança e as habilidades de que ela precisa para triunfar sobre seus obstáculos monótonos.
Em uma época de filmes do tipo “já viu”, Everything Everywhere All at Once é um filme raro que serve algo que você nunca viu antes … e provavelmente nunca verá novamente.
É certo que 2022 tem diferentes opções de filmes, dos rom-coms, aos slashers, multiversos e diretores lendários, para todo tipo de espectador.