Com foco em dar mais independência aos idosos, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social iniciou, recentemente, as aulas de alfabetização.
Ao todo, 13 alunos participam das aulas no CEON (Centro de Convivência da Melhor Idade). De acordo com os responsáveis, a maioria ainda não sabe escrever o próprio nome. Outros são semianalfabetos, ou seja, estudaram pouco e sabem assinar o nome e leem com dificuldade.
Segundo o levantamento do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a taxa de analfabetismo entre as pessoas acima de 15 anos é de cerca de 6%. Número que equivale a seis milhões de brasileiros. A proposta do município é de modificar este cenário em Aparecida.
As aulas acontecem às sextas-feiras, das 8h às 11h30, no CEON. As aulas são dinâmicas e buscam trabalhar a memorização, além de questões práticas com foco em facilitar o aprendizado. Conforme esquematização da Prefeitura, o curso acontecerá por fases. A primeira deve ser concluída até o fim deste ano.