Paratletismo de Taubaté fecha primeiro semestre com 55 medalhas

A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), fechou o primeiro semestre de 2022 como uma das equipes de esportes individuais que mais conquistas trouxeram para a cidade.

O time do Programa Esporte Para Todos contabilizou um total de 55 medalhas conquistadas em sete competições de Paratletismo disputadas até aqui, incluindo eventos estaduais, nacionais e internacionais. Foram 32 Ouros, 15 Pratas e 8 Bronzes.

O Paratletismo de Taubaté marcou presença nos mais importantes meetings realizados no país nos primeiros seis meses da temporada. A equipe abriu a temporada com o evento estadual Circuito Paulista de Paratletismo FPDC.

Nas competições nacionais, disputou a 1ª e 2ª Fases do Circuito Nacional de Paratletismo, e o Campeonato Brasileiro de Paratletismo, ambos organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Os paratletas taubateanos também figuraram em competições internacionais, tendo representantes nas duas primeiras etapas do “Desafio CPB/CBAt”, e contando com os atletas André Rocha e Alessandro da Silva no Open Grand Prix de Paris, na França, defendendo a Seleção Brasileira.

Foi no meeting europeu, disputado em junho, que os taubateanos alcançaram feitos de enorme destaque. O principal destaque ficou por conta de Alessandro da Silva, da classe F11, para deficientes visuais. O paratleta de Taubaté faturou duas medalhas de Ouro – no Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso -, e quebrou o Recorde Mundial no Disco, com 46,24m.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alessandro fechou o primeiro semestre de 2022 com mais duas importantes quebras de Recordes. No Arremesso de Peso, ele quebrou o Recorde das Américas, com 14,16m, marca obtida no 1º Desafio CPB/CBAt, em abril.

No Campeonato Brasileiro de Paratletismo, disputado em maio, Alessandro quebrou o Recorde do Campeonato na prova do Lançamento de Disco, com 44,92m.

“Está sendo uma temporada de ótimas marcas. Sem dúvidas estou muito satisfeito com o que conquistamos até aqui. Os treinos tem sido intensos, e as marcas saíram nas competições que eu esperava.

Agora teremos um segundo semestre com menos competições, o que é bom para podermos trabalhar alguns detalhes com mais tranquilidade, especialmente na técnica dos lançamentos.

A meta é manter esses bons lançamentos e arremessos, pensando, claro, no Campeonato Mundial de Paris, em 2023.”, comentou Alessandro, que já tem índice para as provas do Disco e do Peso no Mundial do ano que vem.

As outras quebras de Recordes dos paratletas de Taubaté vieram no Campeonato Brasileiro de Paratletismo, disputado em São Paulo no mês de maio. Erick Rico (classe F44), estabeleceu novo Recorde do Campeonato com 42,98m no Lançamento de Disco, conquistando também a medalha de Ouro na ocasião.

Na pista, o jovem João Victor Frediani, de 18 anos, além de sagrar-se Campeão Brasileiro nos 1500m, quebrou o Recorde do Campeonato, com a marca de 4min18s40.

BALANÇO DE CONQUISTAS NO 1º SEMESTRE 2022

CAMPEONATOS DISPUTADOS:

· 1ª Etapa Campeonato Estadual FPDC – 05/03

· 1ª Fase Circuito Nacional de Paratletismo Loterias Caixa – 12 e 13/03

· 1º Desafio CPB/CBAt – 31/03 a 02/04

· Campeonato Brasileiro de Paratletismo – 05 a 07/05

· 2º Desafio CPB/CBAt – 21/05

· Open Grand Prix de Paris – França – 09 e 10/06

· 2ª Fase Circuito Nacional de Paratletismo Loterias Caixa – 18 e 19/06

TOTAL DE MEDALHAS: 55

Ø 32 de Ouro

Ø 15 de Prata

Ø 8 de Bronze

Botão Voltar ao topo