Após dois anos, o tão aguardado Festival do Camarão está de volta. Atrações culturais, música, artesanato e deliciosos pratos aguardam o público na 23ª edição da festa, que será realizada de 15 a 24 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba.
Nesta edição, o Festival contará com 22 barracas, sendo 20 de alimentos/refeições preparados à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 a R$ 60.
Além das barracas de quitutes, haverá, ainda, a área das Tendas de Artesanato, Artes Plásticas e Arte Variedades, com obras confeccionadas por artistas e artesãos regionais, e o espaço da Casinha e do Rancho Caiçara que, este ano, trarão grandes novidades. Manifestações culturais, registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara, dentre outras atividades farão parte desta festa, que é considerada um dos eventos mais importantes do calendário municipal, atraindo munícipes e turistas de todas as regiões.
Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, é uma enorme alegria poder, mais uma vez, realizar a festa junto à comunidade pesqueira do Camaroeiro. “Desejo que esta edição do Festival seja de renovação, vida e alegria, pois não poderíamos estar mais felizes e gratos, por estarmos trabalhando em prol desta comemoração”, disse.
Ainda durante o Festival, no último domingo de festa, dia 24, será realizada a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, às 10h, na Praia do Centro. A atividade reúne canoeiros de todas as idades e cidades do Litoral Norte, com premiação para todos os participantes.
As inscrições para a corrida são gratuitas e podem ser realizadas até 30 minutos antes do início da largada. Para se inscrever é necessário apenas um documento com foto. Quem não tiver canoa pode participar das baterias com as embarcações que serão cedidas pela Fundação.
O Festival tem como objetivo valorizar, preservar, proteger e divulgar o patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito de ser fonte de geração de renda para a Comunidade Pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.
O Festival do Camarão é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Fundacc, em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações sobre as atrações musicais e atividades serão disponibilizadas em breve.