De acordo com números do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, a categoria que mais vendeu publicações neste ano até o momento é a de literatura infantil, juvenil e educacional, com 33% das vendas.
Os números refletem uma percepção das famílias em compreender que os livros são importantes para formar cidadãos mais conscientes de seu papel para a consolidação de uma sociedade mais consciente e crítica.
Qual a influência da literatura infantil na vida das crianças?
A literatura é um dos mecanismos mais poderosos que temos disponível para interação com o ambiente e melhor compreensão do mundo que vivemos.
Seja no ambiente escolar ou em atividades com a família, a literatura estimula diferentes habilidades das crianças. Os livros são importantes para o desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário e a descoberta e a criatividade em relação ao mundo imaginário.
Neste contexto, a educação deve potencializar o resgate de todo o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e as pessoas
Como criar uma rotina de leitura para as crianças?
Antes de mais nada, os especialistas alertam que a literatura deve ser introduzida de uma forma natural na vida da criança e não como algo impositivo. Em função disso, observe o tempo que a criança dedica a leitura e respeite esse limite.
Na medida que eles forem crescendo, observe os assuntos de maior interesse deles. Permita que a criança leia com você e para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule o diálogo sobre a narrativa lida.
Fazer da leitura um momento de descontração certamente fará com que seja muito mais prazeroso a introdução ao processo de literatura.
Os estágios de leitura da criança
Durante o processo de desenvolvimento da literatura infantil, além da idade, outros fatores influenciam no estágio de leitura que a criança se encontra.
O amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual, atrelado aos mecanismos de leitura que a criança domina vão dizer em que estágio de leitura ela está.
Além disso, caso você seja adepto de clubes de assinaturas de livros infantil, esses espaços contam com profissionais qualificados para orientá-lo sobre o melhor perfil de literatura para seu filho. De qualquer forma, confira na sequência algumas dicas básicas de tipos de livros para cada faixa-etária:
- Dez meses a dois anos: opte por livros em que as histórias sejam rápidas, curtas, com gravuras simples e atrativas;
- Dois a três anos: os livros infantis podem conter histórias curtas, com textos simple e poucos personagens;
- De três a seis anos: as publicações devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens.