A Prefeitura de Tremembé segue avançando no desenvolvimento da educação municipal. No período de férias escolares, os ADIs, inspetores de alunos, professores e gestores escolares participaram de formações e de planejamento de aula.
Para ADIs e Inspetores de Alunos foram tratados, com as Psicólogas Escolares e Orientação Técnica de Educação Especial, temas como atribuições, diretrizes para o acompanhamento dos alunos que necessitam do apoio escolar e sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), considerando a alta incidência de pessoas que se encontram dentro desse espectro na realidade atual. Para esse grupo também foi realizado Curso de Primeiros Socorros, com o Bombeiro Márcio.
Os professores e Gestores Escolares participaram da palestra “As bonitezas da sala de aula”, ministrada pelo Prof. Dr. Diego Moreira; e da palestra “O desenvolvimento da inteligência emocional” ministrada pelas psicólogas Patrícia Carla e Stella Ferreira. Todos os professores, com orientação dos coordenadores pedagógicos também realizaram planejamento do bimestre por área, série ou nível, junto aos seus pares, para o segundo semestre deste ano letivo.
Em complementação ao planejamento, os professores de 1° ao 5° ano participaram de palestras com os temas “Estudar para aprender”, ministrado pela Professora da rede, Elaine Gomes Prazeres e “Consciência Fonológica” com a professora Débora Marreiro, de Santos.
Os professores de Educação Infantil participaram também da formação “Os cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil”, ministrada pela Profª Cristiane Faria; e da formação: “Abordagem de Projeto: de olho na prática”, ministrada pela Profª Ms. Rose Mara Gozzi.
As Equipes Gestoras das escolas participaram de uma formação junto à Polícia Militar sobre segurança e de uma palestra com o Prof. Dr. Diego Moreira com o tema: “Só quem está sabe! Perspectivas profissionais e os desafios da gestão escolar na escola atual”.
A realização de formação continuada aos professores é prevista em Lei e visa, além de ampliação de conhecimentos, a troca entre os pares para que, cada vez mais, seja oferecido um ensino de qualidade.