De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo.
Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.
A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.
Nos dias 12, 13 e 14, o roteiro vai passar pelas cidades de Guaratinguetá (12 de agosto), Cunha (13 de agosto) e Cruzeiro (14 de agosto).
O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.
Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
Programação do roteiro
A programação musical conta com a banda Despirocadas (SP), conhecida pelas marchinhas de São Luiz do Paraitinga.
Formado inteiramente por mulheres, o grupo interpreta faixas de seu primeiro disco, DespirOquê,
com músicas das integrantes, de compositores importantes do carnaval luizense e de “cantautoras” de diferentes gerações, como Ceumar.
A Cia. Pão Doce (RN) traz o espetáculo teatral O Torto Andar do Outro, baseado no cordel Um Conto Bem Contado, do poeta potiguar Antônio Francisco, e reflete sobre a pluralidade humana, o respeito e a tolerância.
A Cia. Circênicos (DF) chega com toda a arte circense em Utopia.
A comédia visual da companhia brasiliense é apresentada por dois personagens, o trapaceiro e o atrapalhado, ambos buscando o caminho de ganhar o jogo da vida.
Jogando com a plateia, mágicas acontecem em situações do dia a dia, envolvendo comida, dinheiro e amor.
O grupo Camaleão Grupo de Dança (MG) apresenta Verga, que, partindo da capoeira, é uma mistura de luta e dança para abordar as possibilidades de resistência e liberdade, em que resistir não significa apenas reagir, mas também criar.
Em literatura, o Grupo êBA! (SP) traz Histórias na Palma da Mão.
Por meio da leitura e de brincadeiras propostas, a mediação busca criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.
Na área de artes visuais, a oficina Carimbos Botânicos e Tipográficos aproxima o público do fazer artístico e de promover uma vivência de ateliê. Os participantes montam imagens poéticas em cartazes e livretos com carimbos de palavras e botânicos. A arte produzida pode ser levada para casa no final da atividade.
Ciclo Para Educadores
Compondo a programação do Circuito Sesc de Artes, o Ciclo de Sensibilização para Educadores propõe um diálogo pautado nas artes e na cultura, trazendo reflexões sobre caminhos possíveis para a educação no Brasil.
O curso, que será ministrado por seis artistas-educadores(as) das artes cênicas, da música e da literatura, é gratuito e acontecerá entre os dias 10 e 25 de agosto, às quartas e quintas-feiras, e será dividido em duas turmas que participarão de três encontros on-line. As inscrições iniciam a partir de 28 de julho, às 14h, pelo link https://bit.ly/SensibilizacaoEducadores-CPF.
Os participantes poderão receber declaração de participação emitida pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
Esses encontros irão propor reflexões sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, buscando pensar sobre novas formas de imaginar a escola e suas práticas diante dos desafios do contexto atual. O Ciclo de Sensibilização para Educadores reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e à
melhoria da vida dos indivíduos.
Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.
Serviço
Circuito Sesc de Artes 2022 – De 12 a 28 de agosto
Guaratinguetá – 12 de agosto – Av. Presidente Vargas, 167 – Vila Paraíba
Cunha – 13 de agosto – Praça Cônego Siqueira, s/nº – Centro
Cruzeiro – 14 de agosto – Museu Major Novaes – Av. Jorge Tibiriçá, s/n/º – Vila Canevari