Uma cerimônia de troca festiva da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial foi realizado no dia 7 de agosto, no Rio de Janeiro. Durante o mês de julho, o Grupamento de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro, da Força Aérea Brasileira, encarregou-se das honras militares e da guarda do Túmulo do Soldado Desconhecido. Com a cerimônia, o 1º Batalhão de Guardas, do Exército Brasileiro, encarrega-se de zelar pelo monumento durante o mês de agosto.
Na cerimônia, houve a passagem da guarda, a troca do posto do Túmulo do Soldado Desconhecido e o desfile da tropa em continência a mais alta autoridade presente. Também ocorreram exposições de material de emprego militar, de viaturas do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro e demonstrações com cães, do 1º Batalhão de Polícia do Exército.
Desde a sua inauguração, em 5 de agosto de 1960, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial é realizada pelas Forças Armadas, com um rodízio mensal permanente entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. As cerimônias festivas de troca da guarda são abertas ao público.
A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, e contou com a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, além de outras autoridades militares. Alunos de Escolas Públicas e de Escolas Militares do Rio de Janeiro também prestigiaram a cerimônia.