Com a disputa de nove finais – uma pela manhã e oito à tarde – o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo começa nesta sexta-feira (19/8) e prossegue até domingo (21/8), em Bragança Paulista, São Paulo. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 804 atletas de 141 clubes, representando 18 Estados e o Distrito Federal.
Os fãs de esporte poderão acompanhar o desempenho do futuro do atletismo no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), sem a necessidade de ingresso. A entrada é pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 55 (há obras de duplicação na estrada e o cuidado deve ser redobrado devido a interdições e ao controle de fluxo de trânsito). Os três dias de disputas terão transmissão ao vivo pelo Youtube e TikTok da CBAt, a partir das 8 horas desta sexta-feira, com a realização dos 100 m do decatlo.
Entre as atrações do evento, estão os atletas que competiram no início de agosto no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, e ainda integram a categoria sub-18: Vinícius Moura Galeno (CASO-DF), Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), Júlia Ribeiro (IPEC-PR), Amanda Miranda da Silva (Cianorte-PR) e Natália Campregher (Jaraguá do Sul-SC).
“Meu objetivo é conseguir melhorar minhas marcas nos 100 m e no salto em distância. A preferência é para o distância, que é a minha prova principal”, disse Vanessa, recordista brasileira sub-18, com 6,35 m (0.3). Já Vinícius também está animado. “Quero fazer uma excelente competição. Estou muito bem e quero surfar nessa onda”, comentou o campeão brasileiro sub-18 e sub-20 dos 400 m.
As finais do primeiro dia de competição serão o salto com vara, lançamento do martelo, 1.500 m e 100 m – no masculino e feminino -, além do arremesso do peso masculino.
O Brasileiro Loterias Caixa tem uma importância especial este ano. Afinal, o campeonato classificará todos os vencedores em provas individuais para o Sul-Americano Sub-18, que será realizado 9 a 11 de setembro, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O segundo representante brasileiro será indicado pelo ranking nacional da categoria.
Além da disputa pelas vagas na seleção e por bons resultados no ranking, a competição marcará a disputa interclube. No ano passado, AD Centro Olímpico foi a campeã, somando 137 pontos. Foi o sexto título da equipe na categoria. A APCEF-MG foi a segunda colocada, com 116 pontos, e o IPEC-PR, o terceiro, com 111 pontos, seguidos por Corville-SC (79) e CASO-DF (75).
Para Alexandre Moratto, a AD Centro Olímpico estará bem representada. “Estamos com uma equipe boa, bem diversificada e confiantes em fazermos bons resultados pessoais e por equipe. Nosso objetivo é mantermos nossas categorias de base entre as três melhores nos campeonatos brasileiros”, comentou o treinador, que inscreveu 28 atletas para o evento. “Acreditamos na nossa força, mas também sabemos que outras equipes estarão bem preparadas.”
A Orcampi (SP), outra tradicional formadora de atletas, terá o maior número de inscritos: 31. “Nosso objetivo é sempre ficar entre os três primeiros e vamos nos empenhar para isso”, disse o treinador Alex Sandro Lopes, que destaca dois atletas: Marcella Cocenza Marinelli, bronze no Sul-Americano de Cross Country no Sub-18, e Henrique Rodrigues Pinto, líder do ranking da categoria no decatlo.