A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Educação, realiza de 21 a 25 de agosto a Semana do Folclore 2022 com atividades recreativas, exposição e apresentações musicais.
A programação tem como tema “O Saber e o Fazer na Cultura Espontânea de Caçapava” e ocorrerá no Parque Ecológico da Moçota e na Estação Fornovo Di Taro, no Centro. A entrada é gratuita.
A programação tem curadoria da professora e pesquisadora de folclore Darcy Breves de Almeida e homenageia as manifestações espontâneas da cultura popular local por meio de exposição sobre a arte das figureiras do bairro do Tataúba.
Será homenageada também a professora e historiadora Ana Teresa Ferraz, que faleceu neste ano. Ela é autora de pesquisas e estudos sobre o trabalho das figureiras, em especial o de Maria Aparecida Alves da Silva, a Dona Cida, uma das pioneiras na arte de confeccionar figuras de barro no Tataúba, zona rural de Caçapava.
A Programação
As atividades terão início no domingo (21), às 10h30, no Parque Ecológico da Moçota, com a recreação “Expedição em busca do Saci”.
A atividade tem a participação do grupo Amigos do Saci. A trupe responsável por garantir a diversão da criançada é formado por Carajá, poeta caipira e contador de histórias; Mário Luz, saciólogo e protetor do Saci; e os amigos do Saci.
O grupo acompanha o público – crianças e adultos – em um passeio lúdico pelo parque, aproveitando para abordar, por meio das brincadeiras, a importância da preservação do meio ambiente. A recreação será realizada também nos dias 23 e 24, às 9h30 e às 14h30.
Na segunda-feira (22), o Dia do Folclore, haverá a abertura oficial da programação e da exposição “Figureiras do Tataúba”, às 18h, na Estação Ferroviária Fornovo Di Taro (Av. Cel. Alcântara, 385, Centro).
Na ocasião, a professora Darcy Breves participa de uma conversa com o público sobre o tema “O Saber e o Fazer na Cultura Espontânea de Caçapava” e falará sobre a arte das figureiras homenageadas na exposição.
A mostra faz um recorte do trabalho dessas artesãs, algumas já falecidas, que ficaram conhecidas por sua arte em barro, especialmente as figurinhas de presépios que relatam de forma simples o cotidiano da vida no campo.
A exposição mescla fotos da professora e pesquisadora Ana Teresa Ferraz e peças das figueiras Maria Aparecida Alves da Silva – a Dona Cida, Orlanda Moreira da Silva e Neuza Maria dos Santos.
As pesquisas e os registros feitos pelas professoras Ana Teresa e Darcy Breves marcam o início do mapeamento dessas manifestações espontâneas, os saberes e os fazeres da cultura popular de Caçapava, que começaram a ser pulicados e divulgados a partir da primeira edição da Festaiada, evento realizado pela Prefeitura em 1995.
De lá para cá, os registros ganharam desdobramentos, como videoducumentários e exposições em diferentes suportes, entre outras ações para preservação da memória desses artistas populares.
A exposição na Estação pode ser visitada até o dia 25 de agosto, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Ainda no dia 22, após abertura da exposição, haverá apresentação musical com a dupla Rangel e Rogerito, às 19h30, com clássicos da música raiz.
No dia 25, a programação terá Contação de Histórias da Trupe do Saci, às 19h, na Estação Fornovo Di Taro.
No mesmo local, às 20h, um concerto com o Trio Sonata, formado por dois violinos e um contrabaixo acústico, encerra a programação da Semana do Folclore. O repertório reúne música clássica e popular, além de temas folclóricos.
Biblioteca
A Biblioteca Pública Edgard Portes (Av. Cel. Manoel Inocêncio, 698, Centro) também participa da programação, de 22 a 25 de agosto, com exposição de livros sobre o folclore, contação de causos, oficina e brincadeiras folclóricas.
O horário de funcionamento é das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30. Tel. (12) 3652-9135 / e-mail: [email protected]
Semana do Folclore 2022 – de 21 a 25 de agosto, em Caçapava. Informações: Tel. (12) 3652-9222.