Prosseguindo com as ações de celebração do Bicentenário da Independência, Pindamonhangaba recebeu na tarde do domingo, 21 de agosto, a encenação da chegada de Dom Pedro à cidade. O ato ocorreu através de uma parceria entre a prefeitura, através de da secretaria de Cultura e Turismo, e a Academia Pindamonhangabense de Letras.
O dia 21 de agosto de 1882 foi a data em que o príncipe regente, Dom Pedro, chegou à então, Vila Real de Pindamonhangaba, durante uma viagem do Rio de Janeiro à São Paulo. Vindo de Guaratinguetá, parou para descansar na Figueira das Taipas, na região de Moreira César.
• Galeria de fotos da encenação
Na entrada da cidade, na Bica do Tabaú, foi recebido pelo coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Melo e autoridades locais. Ficou hospedado na cidade e partiu posteriormente com pindamonhangabenses para o que gerou grito da Independência do Brasil.
Durante a encenação poética também foi lembrada a figura de Athaide Marcondes, um dos responsáveis pelo projeto do obelisco inaugurado em 1922 por ocasião do Centenário da Independência, história essa que será contada em um livro a ser lançado pelo acadêmico José Luiz Gandara Martins.A reportagem completa, com entrevistas, está no vídeo no início desta matéria.